Barricas de carvalho e o vinho

Barricas de carvalho e o vinho

🙋🏽‍♀️ São recipientes de madeira usados para a elaboração de vinhos.

🍷O tipo de madeira mais utilizado atualmente é o carvalho (roble) em razão das propriedades que favorecem as características em relação aos aromas e sabores do vinho, isso com o uso correto e equilibrado.

🍷 As barricas podem ser usadas durante a fermentação, porém são utilizadas com mais frequência durante o envelhecimento do vinho na vinícola, dando mais complexidade.

São usadas para vinhos tintos e brancos.

🤦🏽‍♀️ Ahh! Isso não quer dizer que os vinhos só pelo fato de passarem por estágio em madeira, são vinhos de qualidade, como algumas pessoas pensam. A qualidade é determinada por um conjunto de vários fatores.

🔺 A madeira aporta aos vinhos componentes aromáticos, taninos e oxigênio através dos seus poros. E isso vai depender do tamanho da barrica, do tempo que o vinho passa nelas, o tipo de torrefação utilizado na sua produção, etc…

🍷 As barricas tem diferentes origens e cada uma delas tem propriedades distintas:

  • Barricas de carvalho francês: os poros são mais finos, aporta mais taninos e transmitem delicados aromas de mel, baunilha, avelã e especiarias;
  • Barricas de carvalho americano: os poros são maiores, aporta menos tanino e conferem aromas como cravo, coco, café, pão torrado.

❇️ Quer saber mais sobre o mundo do vinho? Confira nossos artigos completos sobre o mundo do vinho clicando aqui.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!