Castelo Belmonte e suas 40 armas medievais de assédio

Castelo Belmonte e suas 40 armas medievais de assédio

Ele fica na cidade de Belmonte, na província de Cuenca (Comunidade Autônoma de Castilla La Mancha) na Espanha. Sua distância de Madrid é de 155km. Você pode chegar também pelo aeroporto de Alicante-Elche (a 280 km do Castelo de Belmonte) e alugar um carro. Deixamos aqui nossa sugestão de site de pesquisa para aluguel de carro, é só clicar e alugar seu carro.

Visitamos o Castelo de Belmonte em abril e recomendamos muito a visita. Se você também curte os castelos e suas histórias, temos aqui no blog ótimas dicas para te ajudar a planejar sua viagem.

Quando visitamos o Castelo ficamos hospedados na cidade de Villarrobledo que fica a 43 km de distância do castelo, o que foi ótimo, já que estávamos fazendo a rota de vários outros castelos por Castilla La Mancha.

Revivendo a Idade Média na visita guiada

O Castelo oferece alguns eventos muito interessantes onde são recriados a vida cotidiana do castelo no século XV, por exemplo, a forma como viviam, seus costumes, como funcionava o mercado de artesanato, os ofícios mais comuns da época, as operações militares, como os soldados se preparavam e como eram os combates. As pessoas que participam da encenação não são apenas atores, e sim historiadores e especialistas em História Medieval. O figurino é completamente real. Podemos realmente fazer uma viagem no tempo. Também é recriado um episódio da Guerra da Sucessão Espanhola do século XV para nos dar a ideia de como eram os conflitos militares, apesar que o castelo nunca foi palco de conflitos dessa época da História da Espanha.

Em nossa visita fomos recepcionados por um “morador que afirma viver a cinco séculos no castelo” !

Em seguida um soldado medieval veio ao nosso encontro não só para nos contar como era sua vida no século XV e um pouco mais da história do castelo, como também quem o construiu e nos mostrou parte da fortaleza.

Logo depois quem veio ao nosso encontro foi o “Marquês de Villena”, contando como ele foi influente e poderoso naquela região.

E por último conhecemos a “princesa Juana” e a “Eugenia de Montijo”. Cada uma contou sua própria história, respectivamente do século XV e XIX, quando viveram no Castelo Belmonte.

Princesa Juana  X  Isabel “A Católica”

O Castelo de Belmonte teve papel importante em alguns episódios da história espanhola. Uma delas foi a disputa entre a princesa Juana, filha de Enrique IV, e sua tia Isabel, irmã de seu pai, no século XV, pelo trono, durante a Guerra da Sucessão, que uniu os reinos de Castilla e Aragón e que determinou a unificação da Espanha em 1492.

Importância militar 

Um dos fatos importantes do Castelo foi ele ter feito parte de um movimento militar chamado “União das Armas”, que foi a criação de uma força militar de atuação rápida, para defesa e união dos reinos de Castilla, Aragón e Portugal. Um detalhe que prejudicou um pouco a formação desse projeto militar, foi o fato de que a maioria dos voluntários eram muito jovens e inexperientes. Mesmo assim, na primeira batalha contra o exército francês, saíram vitoriosos.

Um pouco da França no Castelo de Belmonte

No século XIX algumas salas do castelos e parte do pátio central  (Pátio de las Armas), foram reformados e decorados ao estilo francês. Isso porque, Eugenia de Montijo, que era uma nobre espanhola e proprietária do castelo, se tornou imperatriz da França ao se casar com Napoleão III.

Arquitetura

O castelo é uma obra do século XV e serviu como palácio e fortaleza para defender o Marquês de Villena, Juan Pacheco, por causa das lutas internas pelo reino de Castilla.  Juan Pacheco recebeu o título de Marquês do rei Enrique IV. Ele foi um pessoa com uma impressionante influência na corte de Castilla no século XV e chegou a alcançar o poder máximo como Mestre da Ordem De Santiago (projeto militar).

O Castelo tem um estilo gótico com um formato triangular. Temos acesso à ele pela  “Porta do Campo” que tem a figura de um “paje” (um jovem que fazia alguns serviços e tarefas domésticas) e dois escudos das famílias importantes para o castelo incrustado na parte superior. Ele está dividido em:

Pátio das Armas: passando pela Porta do Campo chegamos ao Pátio das Armas. Lá encontra-se a Torre del Homenaje, que servia como último refúgio em caso de invasão e atualmente tem uma sala com armaduras, escudos, capacetes e armas medievais. Outra parte dessa planta baixa era onde ficavam as cozinhas, a adega e o estábulo.

Primeiro andar: tinha um carácter público, onde na ala norte estavam os quartos das pessoas que prestavam serviços no castelo. Na ala sul tem a Capela e o Salão do Governo, notáveis pela sua grande dimensão e sua rica decoração.

Segundo andar: residência privada dos marqueses.

Muralhas e torres: podemos caminhar na parte externa pela muralha e suas torres.

Trebuchet Park do Castelo Belmonte

Este é um parque que faz parte do complexo do Castelo Belmonte onde funciona a maior exposição do mundo com 40 máquinas de assédio. As máquinas tem tamanho real e funcionam perfeitamente. Foram reconstruídas seguindo o máximo de rigor histórico. O parque é divido em quatro temas: o mundo cristão, o mundo muçulmano, o mundo oriental e o renascimento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A cidade de Belmonte e seus encantos

A cidade de Belmonte é bem pequena com apenas 2300 habitantes, mas com muitas histórias, pessoas hospitaleiras e uma delícia de gastronomia onde destacamos pratos com carne de cordeiro, coelho e perdiz. Tem também o tradicionalíssimo queijo manchego feito de leite de ovelha, que assim como os vinhos, também possuem Denominação de Origem.

Para quem curte experimentar novos sabores, não deixe de apreciar o “ajoarriero ou atascaburra” (um patê feito de batata, bacalhau, pão e ovos) e “morteruelo” (patê espesso a base de carne de codorna, galinha e perdiz aromatizada com alecrim e tomilho).

Nós almoçamos e indicamos o restaurante La Muralla (Calle Osa De la Vega, s/n, reservas pelo Tel: +34 967 171 045 ou reserva@lamurallabelmonte.com), pois a comida e o atendimento são muito bons.

Orientamos que acesse o site oficial www.castillodebelmonte.com do Castelo Belmonte para ter informações atualizadas sobre horários e valores das visitas.

O vídeo sobre este e os outros castelos da nossa Rota de Castelos Dom Quixote está disponível em nosso canal do YouTube.

Salud!! 🏰🏰

 

Booking.com

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!