Como tudo começou

 

Como tudo comecou

Em nossas andanças para conhecermos alguns castelos por aí, percebemos um detalhe: ao redor de muitos deles tem um vinhedo, dando ainda mais graça e nos deixando curiosos para descobrir essa relação entre os dois assuntos que sempre foram o ponta pé inicial no planejamento da maioria das nossas viagens.

As histórias de alguns vinhos estão interligadas aos castelos. Por exemplo, na região de Bordeaux, a produção de vinhos teve início nos castelos, assim como os mais célebres da França, em geral, se encontram situados em meio as videiras, numa deliciosa harmonia entre arquitetura e natureza.

Nas rotas do vinho na Europa, encontramos vários castelos impressionantes e fortalezas de diferentes estilos (medieval, gótica, renascentista, muçulmana) que vale a pena serem visitadas pois guardam histórias e lendas que foram brindadas a muito vinho. Um exemplo é o Château Pape Clément (região de Pessac-Léognan, França) que recebeu esse nome devido ao papa Clement V, que foi arcebispo de Bordeaux e proprietário de vinhedos, no qual produzia os melhores vinhos tintos da região.

Outro castelo e vinhedo bem interessante é o Beychevelle, construído durante o sec. XVII, e a produção de vinho é feita desde o sec. XVIII. Estão localizados no município de Saint-Julien-Beychevelle (região de Bordeaux- França). São tantas outras opções para quem gosta dessa união de vinhos e castelos que poderíamos abrir uma garrafa e ficar conversando horas a fio sobre o assunto… Ops…. mas deixa eu dar só mais um exemplo: é o Château Monbazillac, que é um símbolo de Bergerac. Fica na região de Dordonha (sudoeste da França). A qualidade de seus vinhos é reconhecida desde o sec. XVI apesar de toda dificuldade enfrentada nessa região, como guerras, revoltas camponesas e revoluções, é justamente outra adversidade, um fungo chamado Botrytis cinerea (produzem algumas transformações nas uvas) que fez com que eles começassem a produzir espetaculares vinhos doces. O vinhos Monbazillac ainda hoje, graças ao trabalho dos seus enólogos, goza de grande prestígio.

Poderíamos dar outros tantos exemplos onde há uma relação estreita entre castelos e vinhedos. Então segue nossa sugestão, em sua próxima viagem acrescente ao roteiro uma experiência como esta e desfrute da paisagem degustando uma taça de vinho. Prazer garantido.

Esperamos que, para quem já curte esses dois assuntos, se divirtam lendo nossos editoriais, e para os iniciantes, sejam muito bem vindos ao delicioso mundo dos Vinhos e Castelos. Fiquem à vontade para compartilhar conosco dúvidas, perguntas e sugestões. Adoramos interagir e esse é o objetivo do nosso Blog. Você pode nos acompanhar também através do nosso Canal no YouTube  (a maioria dos posts daqui estão lá). Os links das nossas redes sociais estão aqui no rodapé. Salud !!!🍷🏰