Livraria

"Abaixo você encontra alguns livros que separei para você e acredito serem úteis para complementar seu conhecimento sobre o delicioso mundo dos vinhos. Lembrando que eu somente indico o que realmente gosto e conheço."
Rafaela Lira
enóloga

Vocabulário Básico do Vinho

Margeon, Gérard - Wmf Martins Fontes

Em 100 palavras-chave, Gérard Margeon, chef sommelier de Alain Ducasse, convida-nos a saborear o vinho, a ir passo a passo identificando tudo o que dá a essa bebida sua riqueza. De termo em termo, ele explica a influência do clima, do solo, da casta, da vinificação, do engarrafamento, da escolha de uma taça ou de uma jarra de aeração. Incentiva assim o leitor a tornar-se um apreciador, ou seja, a definir pouco a pouco seu próprio estilo de vinho. Também o convida a explorar territórios menos palmilhados, menos confortáveis, a aguçar a curiosidade para desfrutar a imensa diversidade do vinho.

Como Degustar Vinhos

Margeon, Gérard - Wmf Martins Fontes

Um curso completo para quem tem sede – sede de sabores e, também, de informação. Assim pode ser definido Como Degustar Vinhos, guia escrito por uma das maiores autoridades mundiais em vinho: a inglesa Jancis Robinson, consultora oficial da adega do Palácio de Buckingham e primeira enóloga fora do circuito de vinicultores a receber o prestigioso título de Master of Wine, em 1984. Abrangente, o livro passeia pela história do vinho, esclarece como fatores diversos (do clima ao tamanho da garrafa) agem sobre o sabor e revela truques sobre como servir e beber, a fim de que a pessoa consiga extrair o máximo de prazer de cada taça. Tudo isso é acompanhado de uma série de exercícios práticos, a maioria deles relacionados à arte da degustação. Mestra inventiva, Jancis chega a incluir algumas atividades heterodoxas para o leitor-aprendiz testar seu paladar, como experimentar pasta de dentes ou sorver vinho em xícara. Em cada exercício prático, a autora indica exemplos de vinhos próprios para a degustação sugerida – muitos deles podem ser encontrados com razoável facilidade e, quando possível, são listados exemplares não muito caros. Segundo Jancis, tais exercícios permitem que o leitor, já à altura do meio do curso, consiga distinguir um Chardonnnay de um Sauvignon Blanc, por exemplo. Não por acaso, o livro dedica atenção especial ao fator mais importante e reconhecível da degustação: a variedade da uva predominante do vinho. O trajeto pelas matérias-primas começa pelas uvas que fazem o vinho branco, adentra pelo mundo dos tintos e se estende pelo universo dos espumantes e dos vinhos fortificados, como o porto. Ao longo dessa viagem, o leitor é convidado a provar diferentes rótulos da mesma variedade de uva – para, no passo seguinte, experimentar exemplares produzidos em climas muito diferentes, por exemplo. Demonstrações sobre como determinadas combinações de pratos e vinhos não funcionam, sugestões para futuros exercícios de degustação e um sintético glossário que decifra o jargão dos enólogos para os leigos completam a obra. Com o curso, Jancis almeja não apenas formar competentes degustadores capazes de identificar vinhos “às cegas”, mas sobretudo mostrar a todos como acessar todas as qualidades daquilo que se bebe, com a sabedoria dos sentidos totalmente aguçada.

Degustando Vinhos - A Prática da Degustação Para Iniciantes e Iniciados

Borges,Euclides Penedo – Mauad

Degustando Vinhos: A Prática da Degustação para Iniciantes e Iniciados – Com um Apêndice Sobre Outras Bebidas. Degustando Vinhos é uma obra completa, para iniciantes e iniciados. Começa com informações úteis de caráter geral, continua com os movimentos com o copo e sua interpretação, analisando separadamente o aspecto, os aromas e o gosto da bebida. Em separado, segue-se um detalhamento para vinhos brancos, tintos e rosados, bem como para espumantes e vinhos de sobremesa, com exemplos e sugestões de exercícios. Indicado para alunos e orientadores de grupos de degustação, para profissionais de restaurantes, sommeliers formados, para aqueles que pretendem apresentar-se em concursos ou submeter-se a homologações, além dos simpatizantes, é claro! Leitura prazerosa para todos os interessados e amantes do vinho. Traz, ainda, um apêndice sobre a degustação de outras bebidas (particularmente sobre os destilados de vinho cognac e armagnac, o whisky de malte, a cachaça de alambique e, em separado, sobre a cerveja). Apresenta também um “Pequeno vocabulário do degustador”, um glossário a ser conhecido e utilizado. Como afirma o autor, com os ensinamentos aqui apresentados, ele procura mostrar que “a boa prática da degustação ensina a privilegiar a qualidade sobre a quantidade, ao mesmo tempo em que, estimulando os sentidos, abre caminho para um prazer legítimo”.

História Do Vinho No Mundo Romano

Gerson Lodi Ribeiro - Mauad

Com sua paixão pelo vinho, Roma disseminou a cultura enológica por todo o Mundo Ocidental. A “História do Vinho no Mundo Romano – Vita Vinum Est!” se aprofunda nessa trajetória e atesta não ser possível compreender a História de Roma sem levar em conta a importância do vinho, bebida que os romanos democratizaram, transformando-a de artigo de luxo reservado às elites, em item de consumo acessível a todos: patrícios e plebeus, cidadãos e escravos.

O Guia Essencial do Vinho - Wine Folly

Puckett ,Madeline; Hammack,Justin - Intrinseca

Tudo o que você queria saber sobre vinhos, mas achava que nunca conseguiria entender. O site winefolly.com é uma das maiores referências mundiais quando o assunto é vinho. Com gráficos incríveis, foco total no acesso à informação e soluções engenhosas para atrair novos apaixonados, seus criadores, Madeline Puckette e Justin Hammack, espanaram a poeira que cobria o assunto e abriram as portas para muitos iniciantes: aqueles que queriam conhecer melhor o mundo do vinho, mas se intimidavam com toda a pompa. Com explicações claras e acessíveis, O guia essencial do vinho: Wine Folly reúne informações imprescindíveis sobre as uvas mais cultivadas do planeta, apresenta as características de cada uma — afinal, qual é a diferença entre Cabernet Sauvignon e Pinot Noir? —, ensina sobre harmonização com alimentos e a degustar e servir a bebida com propriedade. Tudo isso com a ajuda de um projeto gráfico inteligente e intuitivo que é um verdadeiro convite a uma taça. Leve e divertido para os novatos e repleto de informações geográficas e históricas para os que já possuem algum conhecimento, o livro é, mais do que tudo, uma homenagem ao vinho e à cultura que o cerca. Com abordagem imparcial e prática, O guia essencial do vinho: Wine Folly é o guia de vinhos do século XXI: de linguagem simples e ilustrado com diagramas e infográficos, cobre dos fundamentos mais básicos da bebida às mais ricas técnicas de degustação. Traduzido e adaptado por Lucas Cordeiro, da equipe de sommeliers da wine.com.br, criadora do maior clube de vinhos do Brasil. “O melhor livro introdutório sobre vinhos publicado em anos.”The Washington Post

Os Segredos do Vinho Para Iniciantes e Iniciados

Amarante, José Osvaldo Albano Do - Mescla Editorial

Este é o mais completo livro sobre vinhos já escrito no Brasil. Além de fornecer ao leitor todas as dicas para que ele compre, armazene e consuma seus vinhos de forma correta, harmonizando-os com todos os tipos de comida, a obra – agora em edição revista, atualizada e ampliada – explica a arte da produção de vinhos e traz informações detalhadas sobre os principais países produtores. Inclui tabela das melhores safras do mundo.

Conheça Vinhos - 3ª Ed. 2015

Vianna Junior, Direceu, Lucki, Jorge, Santos, José Ivan

O crescimento da oferta de vinhos estrangeiros de qualidade levou muitos consumidores brasileiros a desejar conhecer melhor os produtos – a diferença entre os tipos, os locais de produção, o que afeta o paladar, os aromas e a aparência -, enfim, tudo o que lhes permitam escolher com critério o vinho que irão consumir com as pessoas de que gostam. Este livro leva informações às pessoas que querem conhecer essa cultura e aprender a escolher por si o vinho que mais lhes agrade, sem se deixar guiar apenas pelo parecer de enólogos, pelo rótulo e pela ideia de que, quanto mais caro, melhor o vinho.