Melhor posição para guardar os vinhos

Melhor posição para guardar os vinhos

Dúvida mais que frequente e que muita gente se questiona é sobre a melhor posição para guardarmos as garrafas de vinhos. 

Será que existe uma posição mais adequada para todos os tipos de vinhos? 

Hoje vamos te contar sobre as vantagens e os motivos de guardar os vinhos na posição vertical ou horizontal. 

Primeiro adiantamos que não existe um consenso único em relação a esse assunto. Portanto, nosso propósito será mostrar as vantagens e desvantagem em relação as posições de armazenagem. 

A maioria dos profissionais do ramo orientam guardar as garrafas na posição horizontal para que o vinho mantenha contato com a rolha pois dessa maneira conseguimos manter a rolha um pouco húmida. Não ressecando a rolha conseguimos um melhor vedamento da garrafa não permitindo a entrado de ar e consequentemente a oxidação do vinho. Isso vale para vinhos que você deseja guardar por um tempo mais longo.

Para os vinhos jovens, que você já vai consumir logo após comprá-lo, pode ser armazenado na vertical. 

Sabendo disso fica fácil deduzir que as garrafadas fechadas com a screw-cap (as rosqueáveis), rolha sintética ou de cristal, não precisam ser guardadas na horizontal, você pode deixá-las na posição na vertical. 

Já os vinhos espumantes é aconselhável mantê-los na posição vertical, assim como os vinhos fortificados.  

Bom, vários estudos estão sendo realizados constantemente em relação a esse assunto tão controverso, e sempre temos algumas tendências em relação a melhor posição de guardar as garrafas que as vezes vão na contra-mão dos meios mais tradicionais. 

Temos outro artigo aqui no site que complementa esse assunto com outros cuidados importantes para que você armazene seus vinhos da melhor forma possível. Confere lá!

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!