O que é degustação vertical e horizontal

O que é degustação vertical e horizontal

É muito comum quando estamos falando de vinho, ouvirmos a palavra degustação.

Para quem está começando e querendo entender um pouco mais sobre o mundo do vinho, geralmente também escutam as expressões “degustação vertical e horizontal”.

🤷🏽‍♀️ Mas afinal, o que são essas duas formas de provar vinho?

🍷Quando falamos em degustação, estamos nos referindo a beber o vinho prestando atenção nas suas qualidades e as nossas impressões em relação à ele, ou seja, degustar é beber e analisar um vinho sensorialmente, descobrindo as sensações que o vinho nos desperta a partir dos nossos sentidos como a visão, o olfato e o paladar.

Isso não quer dizer que para bebermos vinho temos que estar sempre ligados ou estar sempre preocupados em analisar todos os aspectos do vinho. Não há regras para beber vinho!!

Porém é natural para quem se interessa em aprender mais sobre o assunto, tirar proveito das inúmeras sensações maravilhosas que o vinho provoca e conhecer cada nuance, e pode estar certo que é um prazer a parte…

Na verdade existem vários tipos de degustação de vinho e cada tipo tem uma finalidade diferente.

Hoje vamos comentar sobre essas duas maneiras de provarmos os vinhos:

🍷 Degustação vertical: é analisar os mesmos rótulos de vinhos de diferentes safras. A finalidade é verificar as diferenças de cada colheita. Nesse tipo de degustação podemos também analisar como é a evolução do vinho a cada ano.

🍷 Degustação horizontal: é comparar vinhos de diferentes vinícolas da mesma safra, da mesma zona de produção e da mesma variedade de uva com o objetivo de analisar a influência de cada microclima e do processo de elaboração de cada produtor.

Agora que você já conhece esses dois modos de analisar os vinhos, é hora de colocar em prática. Prepare sua degustação com dois ou três rótulos (ou mais) e anote as diferenças e/ou as semelhanças dos vinhos. E depois nos conte como foi.

Temos um WhatsApp (clique no link p/acessar) disponível para você falar com a gente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!