O que é o vinho Amarone?

Quem curte vinho e não se contenta em só beber vinho, busca sempre mais informação sobre os tipos de vinhos e sobre as regiões vitivinícolas espalhadas por esse mundão.
Então hoje vamos falar sobre as características do vinho Amarone, da região onde ele é produzido, quais as variedades de uvas que são utilizadas para elabora-lo e como é o processo de vinificação desse interessante, e como alguns dizem por aí, mítico vinho italiano.
Amarone é um tipo de vinho procedente da (DOCG) Denominação de Origem Amarone della Valpolicella que está localizada na região vitivinícola de Verona (Vêneto/Itália).
Para se elaborar o Amarone são utilizadas as variedades tintas Corvina e Corvinone, Rondinella e Molinara.
O Amarone é elaborado a partir de uvas colhidas sobre-maduras (o clima dessa região não é muito rigoroso, o que permite esse amadurecimento) e depois apassificadas, ou seja, até que a quantidade de água na uva diminua 40%.
A fermentação é lenta (entorno de 35 a 50 dias) realizada sob temperatura mais baixa, e quando termina, o vinho é envelhecido em barricas de madeira de carvalho ou castanho.
Sua elaboração pode ser feita pelo método:
- Tradicional: as uvas passam por processo de secagem natural chamado apassimento e o vinho é envelhecido em barricas usadas.
- Moderno: são utilizados controle de temperatura e humidade para secar as uvas e para o envelhecimento utilizam barricas novas.
O vinho Amarone pode apresentar estilos diferentes:
- Normale: é envelhecido no mínimo por 2 anos
- Riserva: é envelhecido no mínimo por 4 anos
Apesar de ser elaborado com uvas passificadas, não é um vinho doce e sim um vinho seco. Isso ocorre pois a fermentação alcoólica não é interrompida, sendo o açúcar transformado em álcool, tornando o Amarone um vinho com um alto teor alcoólico.
Um detalhe importante: quando o produtor interrompe a fermentação, deixando assim uma certa quantidade de açúcar residual, o vinho não será um Amarone, receberá outro nome: Reciotto della Valpolicella, que tem características organolépticas (aromas e sabores) diferentes do Amarone.
O Amarone é um vinho:
- Potente
- Estruturado
- Encorpado
- Taninos firmes
- Boa acidez
- Aromas: cereja bem madura e confitada, especiarias (canela, pimenta, chocolate, baunilha)
- Boa capacidade de envelhecimento (método tradicional mais que o moderno)
Depois de saber mais sobre o Amarone, nada melhor que provar esse vinho para descobrir na prática todas essas características deliciosas que ele pode te entregar.
Bons vinhos 🍷🍷.
Seja o primeiro a comentar!