O que é um vinho Lambrusco ?

O que é um vinho Lambrusco ?

Você sabe o que é um vinho Lambrusco?

Hoje vamos lá para a Itália saber um pouco sobre esse vinho.

Vamos te contar o que é um Lambrusco e quais são as características desse tipo de vinho com todos os seus estilos.

O Lambrusco é um vinho espumante ou frizante (com baixo nível de carbônico) produzido pelo método Martinotti (Charmat) na região de Emilia-Romagna e Lombardia (Itália).

Esse espumante é produzido a partir da variedade de uva tinta Lambrusco, sendo que as mais plantadas são a Lambrusco Salamino e Lambrusco Grasparossa.

Os Lambrusco podem ser rosés de estilo mais leve, tintos com um pouco mais de estrutura e raramente brancos. São geralmente:

O Lambrusco pode ter vários estilos no que se refere ao nível de doçura. Podemos encontrá-lo tanto seco, meio seco ou doce. Nos rótulos vamos encontrar escrito em italiano as seguintes referências:

  • Secco
  • Semisecco
  • Dolce ou Amabile

Os Lambrusco de melhor qualidade normalmente são os que possuem Denominação de Origem, que no caso da Itália é “Denominazione di Oirigine Controllata” ou “Indicazione Geografica Tipica”. 

Bom mesmo é aprender sobre vinho, bebendo vinho. Então mãos na taça! Caso você ainda não tenha experimentado um Lambrusco, prove um (ou todos) dos estilos acima que mais lhe agrade e depois nos conte como foi.

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!