Região vitivinícola: Sancerre – França

Região vitivinícola: Sancerre – França

Sancerre é uma região vitivinícola francesa, localizada no Vale do Loire, a uma distância em média de 200 Km de Paris.

A região tem um visual lindo com o monte Sancerre (de mesmo nome da região) todo imponente rodeado pelos vinhedos distribuídos pelas colinas, um clima bem definido no decorrer do ano, apresentando invernos mais secos e verões quentes com noites mais frescas. 

A AOP (Appellation d’origine controllé) Sancerre se encontra na margem esquerda do rio Loire com seus vinhos, atualmente chamados de minerais. 

A principal uva cultivada em Sancerre é a branca Sauvignon Blanc e a tinta Pinot Noir. 

A Sauvignon Blanc é super adaptada e encontrou na região, que tem uma grande variedade de solos que são ricos em calcário, condições onde ela consegue se expressar com muita personalidade.

Os vinhos tintos da Pinot Noir dessa região são extremamente ligeiros. Os vinhos rosés apesar de muito raros, podem ser uma boa opção. 

Como sempre comentamos por aqui, entendemos os vinhos de cada região como uma expressão do “terroir”, ou seja, um conjunto das características do solo, do clima, do relevo, da cultura das pessoas que praticam o trabalho no campo e dentro da vinícola. 

Entendendo isso, vamos dar algumas características dos vinhos de Sancerre de acordo com tipo de solo que podemos encontrar nessa região:

  • Solos com uma elevada proporção de sílex: vinhos bastante minerais e com potencial para o envelhecimento;
  • Solos de calcáreo com cascalhos: vinhos mais perfumados, elegantes e delicados;  
  • Solos brancos com argila e calcáreo: vinhos com mais corpo e mais robustos.

Conhecer as regiões vitivinícolas é fundamental para quem quer realmente aprender sobre o mundo dos vinhos, pois o vinho se expressa de maneira diferente dependendo da região onde as uvas são cultivadas e os vinhos são produzidos. 

Um ótimo exercício para hoje é você experimentar um vinho de Sancerre comparando ele com um outro vinho varietal  (feito somente de uma uva) Sauvignon Blanc de outra região, exemplo: Austrália, Chile, EUA. 

Anote todos os aromas e sabores que você vai percebendo e depois compare as semelhanças e diferenças. 

Garanto que dessa maneira você vai aprender cada vez mais sobre o mundo dos vinhos. 

Bons vinhos 🍷🍷.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!