Sabe o que é Filoxera e qual sua relação com o vinho?

Sabe o que é Filoxera e qual sua relação com o vinho?

A Filoxera (Phylloxera vastatrix ou Dactylosphaera vitifoliae) é um inseto que parasita a videira e que afetou os vinhedos europeus de forma devastadora no final do século XIX e início do século XX.

A Filoxera ataca as raízes da Vitis vinífera provocando nódulos que interrompem a circulação da seiva com posterior apodrecimento das raízes.

Nas videiras americanas a planta se defende dessa praga liberando uma substância que bloqueia o inseto e cicatriza a ferida produzida por ele na raíz, o que não ocorre com a Vitis vinífera.

O controle dessa praga é feito através de porta-enxertos, ou seja, usando como porta-enxertos raízes de videiras americanas como a Vitis labrusca, Vitis riparia, Vitis rupestris, Vitis berlandiere, que são resistentes ao inseto. As raízes dessas videiras são usadas como base para a parte aérea das variedades européias.

Quer saber mais sobre o mundo do vinho? Continue acompanhando por aqui para encontra artigos completos e de qualidade sobre o mundo do vinho. É só CLICAR AQUI.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!