Variedade de uva: Viognier

Variedade de uva: Viognier

Temos aqui mais uma variedade de uva que adoramos e se você ainda não conhece, experimente pois pode te surpreender. 

Ahh!! Só não se limite em experimentar um rótulo apenas, pois a sugestão que damos sempre por aqui é: para começar a entender mais a fundo as cepas que se produz vinho, a melhor maneira é provar vinhos da mesma variedade de uva de diversas regiões, pois você vai se surpreender com as inúmeras possibilidade que o terroir exerce sobre os vinhos. 

Então hoje você vai saber de onde veio a Viognier e as principais regiões que a cultivam, assim como as características dos seus vinhos. 

A variedade branca Vioginer é uma cepa muito elegante que teria sua origem no Valle do Rhône (França), porém, alguns dizem que ela na verdade foi levada até essa região pelos gregos.

A Viognier é cultivada com muito êxito no Languedoc-Roussillon – sul da França e nessa região encontramos tanto vinhos varietais (ou seja, feitos só com uma variedade de uva) como na AOC Condrieu, ou também assemblages (feitos com duas ou mais variedades) com outras cepas. 

É uma variedade que se adapta a regiões de clima quente. Encontramos a Viognier fora da França na:

  • Espanha
  • Argentina
  • Califórnia 
  • Austrália
  • Entre outros 

A Viognier tem cacho pequeno e compacto com ciclo de amadurecimento médio e geralmente, acumula mais açúcar durante o seu amadurecimento, o que vai gerar vinhos de médio corpo (médio teor alcoólico). Porém, as vezes falta um pouco de acidez. 

Os vinhos feitos a partir da Viognier geralmente tem (digo geralmente pois dependendo do clima da região, os vinhos terão características organolépticas um pouco diferentes):

Nossa sugestão para praticar e aprender sobre a Viognier, é começar provando vinhos varietais e ir anotando tudo que conseguir sentir de aromas e sabores. 

Se você conseguir vinhos de regiões diferentes, melhor ainda!

Bons vinhos 🍷🍷. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!