Vinho com pizza

Vinho com pizza

🙋🏽‍♀️Muito bom ter sempre vinho por perto em nosso dia a dia para compartilharmos com amigos ou beber só a gente mesmo e também para acompanhar nossas refeições.

As sugestões que trazemos hoje são combinações de vinhos com pizzas. E fazer essa harmonização é realmente uma delícia pois eles “casam” muito bem. 

Para todas as receitas de pizzas, desde as tradicionais até as mais vanguardistas, sempre encontramos vinhos que podem acompanhá-las perfeitamente. 

Quando pensamos em harmonização de vinhos com pizzas levamos em consideração a acidez do molho de tomate, o teor de gordura dos queijos e embutidos, as ervas aromáticas e os outros ingredientes.

Então vamos dar hoje algumas sugestões:

🍕Pizza Mussarela: um tinto como Syrah ou Monastrell, vinhos brancos secos como Sauvignon Blanc.

🍕Pizza Margherita: tinto de corpo médio como um Cabernet Franc ou um rosé de Garnacha.

🍕Pizza Quatro Queijos: vinho branco mais potente como um Chardonnay envelhecido ou tintos como Malbec, Cabernet Sauvignon,  para combinar com a potência da mistura dos queijos.

🍕Pizza Calabresa ou Pepperoni: vinho tinto encorpado como um Touriga Nacional, Pétit Verdot, Tempranillo, ou de corpo médio como Sangiovese e Cabernet Franc.

🍕Pizza de vegetais: vinhos brancos secos e frescos como Verdejo, Grüner Veltliner e Pinot Gris.

🍕Pizza de Parma ou jamón cru com rúcula: branco seco como Jerez Fino ou Manzanilla que por sua frescura vão realçar o sabor do presunto cru. Os espumantes também ficam ótimos ou tintos jovens com pouco tanino como Mencia ou Garnacha.

🍕Pizza de mussarela, molho de tomate,  anchova, alcaparra: um espumante Brut vai equilibrar bem o sabor intenso da anchova e da alcaparra, ou um Albariño jovem, que  com todo sua  acidez e riqueza aromática é uma ótima pedida.

🍕Pizza Carbonara: vinho branco seco de Chenin Blanc, com sua acidez vibrante e mineralidade vai ajudando a suavizar a gordura do molho branco e do bacon. 

🍕Pizza de Cogumelos: vinho tinto mais maduro como Nebbiolo.

🔺Existem infinidades de receitas de pizzas e com isso uma possibilidade enorme de combiná-las com vinho. Sugerimos aqui algumas possibilidades que costumamos comer e que gostamos muito.

❇️E você? Conte para nós qual é sua combinação favorita de pizza com vinho.

✅Quer mais conteúdo sobre vinhos? Confere nossos artigos CLICANDO AQUI.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!