Vinhos a granel

Vinhos a granel

O vinho a granel é um dos formatos alternativos que o vinho pode ser distribuído, ou seja, os vinhos a granel não são engarrafados.

Esses vinhos são distribuídos sem nenhuma marca, vinícola ou denominação de origem.

Em geral, o vinho a granel se comercializa em depósitos com capacidade superior a 10 litros ou até em caminhões tanques, ou em outros formatos como “flexitank” (grande bolsa de polietileno geralmente com capacidade de até 26.000 litros de vinho) quando seu destino é o mercado externo, sendo então fracionados quando chega ao seu destino, podendo ser usados em corte de novos vinhos ou embalados na forma de “bag-in-box”, em lata ou em garrafas convencionais.

Muitos países produtores de vinho destinam grande parte da sua produção aos vinhos a granel.

Qualidade dos vinhos a granel

Estamos condicionados a criar um preconceito em relação aos vinhos a granel, assim como os vinhos com tampa “screw-cap”, os “bag-in-box”, em lata ou seja, todos os vinhos que não estão engarrafados.

Ainda que muitas cooperativas tem esses vinhos como segunda ou terceira marca, não significa que todos não tenham qualidade.

Os vinhos a granel podem ter qualidade boa ou ruim, assim como os vinhos engarrafados.

Portanto, a qualidade ou a falta dela, não é determinada pelo fato do vinho ser a granel ou engarrafado.

O ponto fraco do vinho a granel é que não há uma vinícola que respalde sua qualidade e isso não ajuda a mudar o conceito relativo a qualidade dos vinhos a granel. 

Além disso, muita gente acredita que pelo fato do vinho a granel ser mais econômico, são vinhos de pouca qualidade. 

A verdade é que um dos motivos de serem mais baratos, é o fato de que esses vinhos não tem o custo das garrafas, das rolhas e etiquetas. 

Historia do vinho a granel 

No passado, esses vinhos não tinham fama positiva, mas com o passar dos anos a qualidade foi melhorando.

Um exemplo é a Feira World Bulk Wine Exhibition, uma plataforma para vinícolas com vinho a granel e destilados Premium que querem encontrar compradores adequados aos seus produtos, além de garantir o transporte e poder escolher o destino final de seus vinhos a granel e destilados de alta gama. Os organizadores dessa plataforma estão comprometidos com uma indústria vinícola mais ecológica e sustentável.

Para nós, o mais importante não é o formato que se armazena e distribui o vinho, e sim a qualidade que esse vinho tem.

Acreditamos que a visão do consumidor em relação aos vinhos a granel vai mudar quando começarmos a tratá-lo (o vinho a granel) com o mesmo cuidado que dispensamos aos vinhos engarrafados, ou seja, o mais importante é que se tenha um conteúdo de qualidade. 

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!