Vinhos da Sierra de Gredos – Espanha

Vinhos da Sierra de Gredos – Espanha

Hoje nosso bate papo é sobre uma zona vinícola espanhola que como dizem aqui na Espanha “es una pasada”. 

A paisagem da região com suas montanhas verdes, são lindas e apaixonantes de ver. Junto com seus vinhos feitos a partir da variedade Garnacha, que tem ali uma personalidade brutal, Gredos é interessantíssima para os aficcionados pela cultura dos vinhos. 

Para situar você, começamos te contando onde se localiza essa região. A Sierra de Gredos fica entre as províncias de Ávila, Toledo, Madrid, Salamanca e Cárceres, abrangendo portanto as Comunidades Autônomas espanholas de Castilla y León, Castilla la Mancha, Madrid e Extremadura.

Encontramos ali principalmente solos profundos de origem granítica e de “pizarra” (ardósia) e um clima continental de montanha (um dos mais frios da península). 

Ahhh, você pode estar se perguntando porque sempre falamos sobre clima e tipos de solos quando falamos de alguma região vinícola. Bom, para quem quer realmente conhecer e aprender sobre os estilos de vinhos que existem aos milhares por esse mundão, é fundamental saber como esses fatores influenciam diretamente nas características dos vinhos que bebemos. 

(Para isso compartilhamos nosso conhecimento através de aulas online interessantes e personalizadas sobre vinhos. Se quiser mais informações é só clicar aqui que te explicamos tudinho).

Voltando para os vinhos da Sierra de Gredos, as Garnachas de Gredos são vinhos frescos, elegantes e sobretudo com muita mineralidade. 

Beber vinhos de Gredos é como beber Garnachas que expressam cada paisagem em particular, que se expressam de forma única e emocionante. 

Os vinhos de Gredos se diferenciam dos vinhos das regiões vizinhas em razão de diversos fatores:

  • O clima continental e altitudes elevadas, que variam entre 600 – 1100 metros, são fatores determinantes para que o cliclo das vinhas seja mais longo, fazendo com que as uvas amadureçam de forma lenta e completa. Isso contribui para a tipicidade dos vinhos.
  • A região se torna tão especial também por conta de uma galera formada de produtores também apaixonados pela região cheios de ideias e que estão colocando em prática novos projetos vinícolas que redescobrem Gredos. 

Antigamente essa região produzia vinhos a granel e hoje os “vignerons” se dedicam a elaborar Garnachas muito singulares e expressivas. 

A Sierra de Gredos se divide em 3 zonas, cada uma delas com características distintas:

  • Valle del Alto Alberche
  • Valle de Alberche
  • Valle del Tiétar

Como já mencionei a Garnacha é a variedade de uva estrela da região, porém destacamos também Albillo Real, sobretudo no Valle del Alberche. Porém são cultivadas também outras variedades. 

Por todos esses fatores acima, os vinhos de Garnacha de Gredos tem: 

  • Muita frescura
  • Mineralidade
  • Boa acidez 

Bora praticar bebendo vinhos de Gredos! Beba prestando atenção em todos os aromas e sabores que for percebendo.

Uma dica bacana é você fazer uma degustação comparando vinhos varietais de Garnacha de Gredos e de outras regiões. 

Aproveite também para beber vinhos brancos dessa região que vão te surpreender bastante.

Depois conte pra gente como foi sua experiência.

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!