Alhambra e Generalife de Granada – Espanha

Alhambra e Generalife de Granada – Espanha

Alhambra fica na cidade de Granada na Comunidade Autônoma da Andalucía (Espanha) a 425 km de Madrid.

Uma das origens do nome Alhambra vem do árabe e significa “castelo vermelho”.

alhambra toda

Está situada às margens esquerda do rio Darro e é um complexo amuralhado com forma irregular para se adaptar ao terreno.

Sua localização na colina de Sabika não foi por acaso. A dinastia Nazarí elegeu esse lugar estratégico por ter uma vista privilegiada da cidade e seus arredores. As primeiras edificações acredita-se ser da época dos romanos. Al-Ahmar, fundador da dinastia Nazarí, se instalou em Granada no século XIII e decidiu começar a construção para estabelecer sua corte sobre antigas construções romanas. Construiu então a Torre de la Vela e de Homenaje.

Alhambra serviu de fortaleza, palácio e cidadela, onde viveram os sultões nazaris Yusuf I (1333 – 1354) e Muhammad V (1362 – 1391) que deram continuidade a outras construções como o banho-público, ampliação da muralha, a Puerta de la Justicia, o Palácio de Comares, a Sala de las Barcas, o Pátio de los Leones e a Mesquita.

Quando a Alhambra foi tomada pelos Reis Católicos, em 1492, foram realizadas várias modificações na arquitetura muçulmana, por exemplo, a construção da igreja da Santa Maria sobre a Mesquita de origem muçulmana.

arquitetura muculmana

Carlos V, no século XVI, decidiu construir seu palácio com estilo renascentista junto às construções árabes já existentes.

construcao arabe

No século XIX as invasões napoleônicas quase destruíram toda a Alhambra e em 1868 esta se desliga da Coroa e passa a ser propriedade do Estado

No complexo da Alhambra encontramos o Generalife. É uma vila com lindos jardins que foram utilizados pelos reis muçulmanos como um lugar de descanso e para cultivos agrícolas, criação de animais de granja e cavalos, inclusive servia também como lugar para caça recreativa do sultão. Seu nome recebe várias interpretações, sendo que, a mais aceita é “Jardines del Alarife” que significa, jardins do arquiteto. Depois da conquista em 1492 pelos Reis Católicos o Generalife foi concedido a um alcaide e ficou sob sua custódia. Em 1631 passou às mãos da família Granada-Venegas até que, após um longo pleito, se incorporou ao Estado em 1921.

Em 1984 a UNESCO declara Alhambra e Generalife Patrimônio Mundial. Vale muito a pena conhecer pois é um lugar lindo e majestoso. Uma dica para quem vai visitar o complexo é comprar os tickets pela internet www.alhambra-patronato.es com antecipação e se for durante o verão não esqueça de levar protetor solar e muita água pois o calor é bem intenso.

Assista alguns vídeos sobre castelos em nosso Canal no YouTubeSalud! 🏰

Booking.com

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!