Le Cité du Vin – um museo dedicado ao vinho

Le Cité du Vin – um museo dedicado ao vinho

O Le Cité du Vin é um museu dedicado a cultura do vinho de forma universal.

Ele está situado as margens do rio Garonne, na cidade de Bordeaux (França) que por si, já é um óasis para os amantes do mundo do vinho e sua história é bem rica, pois esta é uma das regiões vitivinícolas mais importantes do mundo.

Um conselho para aproveitar tudo que o museu oferece é ir com tempo. Quando fiz a visita separei um dia exclusivamente ao museu, mas a visita dura em média 4 horas e é recheada com uma variedade muito grande de informações sobre o vinho em varias partes do mundo.

História e Arquitetura

O museu foi inaugurado em 2016 com toda infraestrutura para oferecer uma viagem pelo mundo do vinho através de todas as culturas e todas as épocas.

Ele é um construção bem imponente cuja arquitetura tem a forma de um decanter que foi desenhado pelo escritório de arquitetura francês XTU Architectes. Tem 13.350m² distribuídos em 10 andares. Em sua construção foram utilizados mil toneladas de aço e mais de 900 painéis de cristais de varias cores que vão mudando de tonalidades durante o dia.

Todo o edificio teve sua obra baseada em uma filosofia de sintonia com o meio ambiente, na qual sua necessidade energética vem de fontes locais de energia verde.

Foi pensado por exemplo, um modo de circulação do ar permitindo uma ventilação mais natural.

O que vamos encontrar

  • Térreo: no térreo vamos encontrar o centro de informação do museu, a bilheteria, restaurantes a algumas lojas.
  • 1º andar: onde funcionam os atelieres, workshops e as exposições temporárias.
  • 2º andar: exposição permanente onde encontramos varias salas com 19 módulos temáticos.

Começamos a visita por um espaço onde tem algumas telas com projeções sobre as regiões vitivinícolas no mundo. Uma dessas salas apresenta a história do vinho no decorrer das civilizações com uma riqueza de conteúdo impresionante.

Outra parte tem telas interativas onde podemos conhecer alguns viticultores, enólogos e as principais vinícolas ao redor do mundo.

Outro espaço muito bacana é onde podemos testar nossas capacidades sensoriais como o tato, olfato e visão, através de 40 máquinas que recriam os aromas que podemos encontrar nos vinhos e outras onde através de um jogo podemos descubrir as varias tonalidades de cores encontradas nos vinhos brancos, tintos e rosés.

O museu conta com apoio da tecnologia que torna o aprendizado sobre o tema muito interessante e interativo. São mais de 200 telas audiovisuais com 10 horas de conteúdo disponível, além de projeções em 3D e exposições interativas e sensoriais.

  • 7º andar: funciona o restaurante e uma adega com 14.000 garrafas, que além dos vinhos franceses contam também com rótulos de 70 países.
  • 8º andar: este espaço é chamado Belvedere e fica a 35 metros de altura, oferecendo uma vista panorâmica da cidade de Bordeaux e onde você faz a degustação dos vinhos de varios países.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O museu além de disponibilizar, durante a visita, audioguias em 8 idiomas, também oferece algumas opções de visitação, que você escolhe de acordo com suas preferências.

Minha experiência no Le Cité du Vin foi realmente incrível, não só por eu ser uma amante e entusiasta de tudo relacionado a essa bebida, como também pela qualidade e a tecnologia empregados para passar informações com excelente conteúdo.

Você pode comprar seu ingresso com antecedência pelo site oficial www.leciteduvin.com.

Aproveite para assistir nosso vídeo sobre a visita ao museu Le Cité du Vin que já está disponível em nosso canal do YouTube.

Ahh!! E temos uma dica: assita ao vídeo acompanhado de um bom vinho que você pode adquirir clicando aqui.

Salud!! 🍷🍷

Booking.com

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário