Como abrir corretamente uma garrafa de vinho

Como abrir corretamente uma garrafa de vinho

Pode parecer bobagem para alguns mas algumas pessoas tem dúvidas na hora de abrir um vinho, principalmente como retirar corretamente a rolha.

Então hoje vamos dar um passo-a-passo simplificado para você abrir seus vinhos e arrasar quando for servi-lo. Lembrando que as dicas de hoje são para garrafas com tampas de cortiça.

A primeira coisa é escolher o saca-rolhas em função do tipo de vinho.  Existem várias versões deles no mercado, desde os mais clássicos até os mais complexos e sofisticados. 

Nós preferimos aquele de dois estágios. Mas pode utilizar qualquer um que se adapte melhor à você. 

Só lembrando que os vinhos de guarda normalmente exigem um saca-rolha mais apropriado, chamado saca-rolha de lâminas, que ajuda muito puxar a rolha sem danificá-la. 

Após ter escolhido o saca-rolha devemos retirar a cápsula ou a cera (sim! alguns produtores protegem essa parte da garrafa com cera) que cobre a parte superior da garrafa. Basta cortar a cápsula na base da boca da garrafa e remover a parte de cima da cápsula. Para isso você pode utilizar uma faca que vem no próprio saca-rolha de duas fases ou um corta cápsula.

Enfim, para retirar a rolha, introduza a ponta do espiral do saca-rolha no centro da rolha, girando-o e segurando firmemente a garrafa até que o espiral esteja todo dentro da rolha sem rompê-la, assim evitamos que caia sedimentos da rolha dentro do vinho.

Posicione então o primeiro estágio do saca-rolha no gargalo da garrafa e force a alavanca para cima lentamente fazendo com que a rolha comece a sair e repita o mesmo movimento com o segundo estágio até que a rolha saia da garrafa totalmente. 

Se preferir, pode usar também para servir o vinho, um corta-gotas na boca da garrafa para evitar que respingue e escorram gotas de vinho.

Pronto, agora é só disfrutar!

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!