O que é enoturismo

O que é enoturismo

Como nós adoramos tudo relacionado a cultura do vinho, hoje vamos falar um pouco sobre enoturismo. O que é e tudo que podemos fazer nesse tipo de viagem. 

Enoturismo é o turismo específico e relacionado ao setor ou a indústria do vinho. 

Em geral esse turismo enológico é comum em zonas produtoras de vinho com o objetivo de promover todo o potencial vitivinícola de uma região.

Com o enoturismo as pessoas têm a oportunidade de conhecer como é um vinhedo e como funciona uma vinícola, ou seja, como se faz o vinho desde o cultivo da uva até o processo de elaboração dentro da vinícola além de conhecer também a história da região.

Quase sempre as vinícolas além de mostrarem o processo de produção dos vinhos separam também uma parte da visita para a degustação comentada dos vinhos que ela produz. 

A maioria das vinícolas que estão abertas para esse tipo de visitação funcionam o ano inteiro e algumas fazem uma festa especial no período da colheita, oferecendo aos viajantes e amantes do vinho uma experiência única. 

Para quem curte aprender sobre vinho, fazer enoturismo é muito bacana pois você faz realmente uma imersão em todo o processo de elaboração do vinho além de conhecer a história dos produtores.

Você pode visitar desde grandes vinícolas que tem toda uma estrutura especializada para o enoturismo até pequenos produtores que abrem suas vinícolas de forma mais intimista porém, super acolhedora.

Encontramos diversas rotas enoturísticas espalhadas por esse mundão, desde o Velho ao Novo Mundo. Portanto se você curte vinhos planeje uma viagem dessa, ou inclua uma passeio enoturístico em sua próxima viagem. Garanto que vai desfrutar e aprender ainda mais sobre vinho. 

Nós, do Vinhos e Castelos, oferecemos nossa própria Experiência de Enoturismo, aqui na Espanha, que começa com a aula de Iniciação a Cultura do Vinho com Degustação, realizada em uma enoteca,  além de visitas a vinícolas. Montamos um enoturismo personalizado (mínimo duas pessoas) de acordo com sua disponibilidade. 

Se te interessou e quer saber mais informações, envie-nos um WhatsApp, ou se preferir visite nossa página de enoturismo.

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!