O que é “terroir”

O que é “terroir”

Quem está iniciando no mundo do vinho provavelmente já ouviu falar por aí no termo “terroir”.

Nossa intenção hoje é explicar de forma bem abrangente esse conceito e qual a sua importância, para quem é iniciante no mundo do vinho e deseja começar a aprender sobre “terroir”. 

Definir “terroir” não é tão simples. 

A origem da palavra “terroir” em francês deriva da palavra terra, em latim. Porém, o significado desse conceito no mundo do vinho vai muito além disso.  

Resumidamente, o tão famoso terroir, é a combinação de várias características específicas. Entre elas estão: o SOLO, o CLIMA, a TOPOGRAFIA, ou seja, toda a biodiversidade que cerca o local onde se cultiva um vinhedo. Isso tudo combinado com o FATOR HUMANO, que terá um papel fundamental com todas as suas decisões sobre o cultivo e a vinificação. 

Um  exemplo, para você entender como todos esses fatores (citados acima) que formam o “terroir“, influencia diretamente no vinho que bebemos: 

  • Vinhos elaborados com a mesma variedade de uva, com o mesmo processo de vinificação e envelhecimento, em regiões distintas, produzirão vinhos diferentes. Esses vinhos terão características organolépticas (aromas e sabores) distintas. Isso é devido as características únicas relacionadas ao “terroir“. 
  • Todas essas influências que agem sobre o vinhedo causam um efeito direto sobre a uva que é a matéria prima para a elaboração dos vinhos. 
  • As características dadas aos vinhos através do “terroir“, são particulares e não são capazes de ser imitadas. Por isso dizemos que alguns vinhos tem PERSONALIDADE ÚNICA, e são capazes de transmitir a sua zona de origem. 

Portanto um vinho de “TERROIR” seria um VINHO COM CARACTERÍSTICAS ÚNICAS. Essas características são transmitidas através da NATUREZA, DA TRADIÇÃO E DA CULTURA VITIVINÍCOLA.

Essa diversidade que os vinhos apresentam é mágica e maravilhosa. E é esse um dos motivos pelo qual somos apaixonados por eles!

Se você também curte vinhos e quer aprender cada vez mais, siga conosco desfrutando de todo nosso conteúdo sobre o assunto. 

Bons vinhos 🍷🍷.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!