Saiba o que é “damajuana” e qual sua relação com vinhos

Você sabe o que é uma “damajuana” e qual sua relação com o mundo do vinho?
O mundo do vinho é tão interessante pois é cheio de histórias e detalhes que as vezes não imaginávamos.
Hoje nossa conversa vai ser sobre esse recipiente com história de séculos atrás.
Vamos te contar o que é exatamente uma “damajuana“, para que elas servem e qual sua relação com os vinhos.
“Damajuana” é uma garrafa de vidro com a boca um pouco mais larga e um grande diâmetro, com capacidade de 5 a 40 litros, onde se pode armazenar uma quantidade maior de vinho, mais do que em uma garrafa comum. Seria no Brasil, semelhante ao garrafão de vinho.
Geralmente é envolvida por um entrelaçado de plástico ou palha, que ajuda na proteção e facilita o transporte da garrafa.
No passado algumas pequenas vinícolas quando não tinham mais espaço no seu interior, armazenavam os vinhos em “damajuanas” e as colocavam na parte externa da vinícola.
Esses vinhos sofriam oxidações por causa das constantes mudanças de temperatura entre o dia e a noite, tornando o que chamamos de “vinos rancios”.
Esses vinhos continuam sendo produzidos, principalmente na Espanha.
Elas se converteram também, durante uma época, num recipiente para armazenar e transportar vinho. Além disso, as “damajuanas” eram utilizadas no comércio dos vinhos a granel. As pessoas costumavam comprar vinhos assim para seu consumo pessoal.
Várias histórias são contadas para explicar a origem do seu nome “damajuana”.
Uma delas tem relação com a Rainha Juana I de Nápoles, que durante uma viajem, diante de um temporal, teve que fazer uma parada na casa de um mestre vidraceiro. O artesão diante do interesse da rainha por seu trabalho, fez uma garrafa bem grande em homenagem à ela. E esta garrafa com esse formato começou a ser chamada de Dame Jeanne (em francês) ou Dama Juana, em espanhol.
Agora que você já sabe o que são as “damajuanas“, que tal testar como está seu conhecimento sobre o mundo do vinho. Para isso criamos um quiz que você pode fazer quantas vezes desejar, pois as perguntas vão mudando constantemente.
Confere também o vídeo em nosso Canal no YouTube ⬇️
1 Comentário