Todo vinho branco combina com peixe ? A personalidade da Albariño (Bodegas del Palacio de Fefiñanes)

Todo vinho branco combina com peixe ? A personalidade da Albariño (Bodegas del Palacio de Fefiñanes)

Conteúdo

A bodega Palacio de Fefiñanes se localiza na cidade de Cambados, província de Pontevedra, na Galícia (Espanha) e fica a 640 km de Madrid.

A Denominação de Origem

Pertence a Denominação de Origem Rías Baixas e a Bodega fica na subzona do Valle del Salnés, que é uma das cinco subzonas dessa D.O.. A variedade que reina nessa região é a albariño, que é autóctona do sul da Galícia e é bem resistente ao clima adverso característico dessa região e que conferem aos vinhos um carácter atlântico. O solo é composto predominantemente de mineral como o granito e depósitos de cascalhos, areia e argila. A albariño possui uma grande capacidade de concentração de açúcares (que é bem importante para se conseguir um bom grau alcoólico nos vinhos). Ela consegue também manter uma excelente riqueza em ácidos e componentes aromáticos característicos dessa variedade.

A história do Palácio

o palacio

O palácio foi construído no século XVI por Don Sarmiento de Valladares (que era conselheiro do rei Felipe II da Espanha) e é considerado uma das grandes jóias da arquitetura galega. É neste palácio que se encontra a bodega.

A Bodega

eu e Rafa na Fefinanes

A bodega tem um pequeno vinhedo próprio que se encontra dentro da propriedade contando com videiras centenárias. Além disso conta com o suporte de viticultores da região de Cambados, que fornecem parte da matéria prima para a elaboração de seus vinhos. A Bodega oferece uma boa visita guiada onde se pode conhecer o vinhedo, além das salas de produção e por último, degustar seus vinhos albariños, que conseguem transmitir o caráter da terra onde é feito. As visitas tem que ser agendadas pelo emailvisitas@fefinanes.com ou pelo telefone +34 986 542 204

Análise sensorial do vinho Albariño de Fefiñanes III año

  • 100% albariño
  • Fermentação em depósito de aço inoxidável
  • 30 meses de envelhecimento em depósito, sendo 7 deles sobre suas lías com “bâtonnage”
  • 12,5% de volume alcoólico

vinho da Fefinanes

  • Vista: amarelo esverdeado com ribetes dourados
  • Nariz: frutas como pêssego e pêra maduras em compota com notas de pães, padaria e creme.
  • Boca: é bem fresco, preenche a boca e tem uma untuosidade lembrando manteiga. Seus aromas são bem marcados e o conjunto é bem harmonioso.

Harmonização

Como esse vinho branco tem passagem por madeira, na minha opinião, não combina com peixes, pois os taninos proveniente da barrica de madeira ao mesclar-se com a gordura própria dos peixes dá um gosto um pouco desagradável, mas harmoniza perfeitamente com crustáceos e mariscos. Como às vezes digo por aquí no blog, ele pode também ser curtido sozinho, sem nenhuma comida, apenas batendo um papo bem gostoso com alguém. Certeza que vai gostar!

Em nosso canal do YouTube você pode assistir vídeos sobre outros vinhos. Acompanhe a gente lá. Bom vinho e salud! 🍷

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!