Degustação às cegas

Para quem se interessa pelo mundo do vinho essa é uma expressão muito comum de se ouvir.
Mas afinal, você sabe o que significa?
Vamos te contar o que é uma degustação às cegas e para que serve.
Primeiro vamos começar pela degustação. Degustar um vinho é diferente de simplesmente beber um vinho.
Quando degustamos vamos analisando o vinho sensorialmente, ou seja, vamos com calma percebendo quais as sensações que ele nos desperta através dos nossos sentidos (visão, olfato e paladar).
Degustar às cegas é fazer tudo isso sem saber qual é o vinho que estamos provando, ou seja, sem ver sua etiqueta. Dessa forma não vamos ser influenciados pelo rótulo.
Quando esse tipo de degustação é realizada por profissionais, ela serve para que estes valorem um vinho sem se deixar influenciar pela popularidade do rótulo.
Claro que degustar sem saber de qual vinho se trata não é tarefa nada fácil e exige bastante conhecimento sobre as variedades de uvas, regiões produtoras, o tipo de envelhecimento e etc. Além de provar muitos vinhos e ter uma boa memória olfativa e gustativa.
Mesmo não sendo fácil nem para os profissionais descobrir o vinho numa degustação às cegas, você pode tentar de maneira divertida.
Reúna aí alguns amigos e se divirtam buscando descobrir aromas e sabores dos vinhos, se deixando levar totalmente pelos sentidos.
Para cobrir o rótulo você pode usar um papel alumínio envolvendo a garrafa e se quiser dificultar ainda mais pode servir os vinhos em uma taça opaca.
Comece tentando descobrir a variedade de uva, e para isso, facilita muito se o vinho for varietal (de uma só variedade de uva).
Diversão e aprendizado garantido!!
Continue nos acompanhando aqui no blog pois temos sempre informação de qualidade sobre o mundo do vinho. ➨ clique para conferir.
Bons vinhos 🍷🍷
Seja o primeiro a comentar!