Degustar vinhos

Degustar vinhos

Podemos beber um vinho e simplesmente dizer se ele é agradável ou não ao nosso olfato e paladar. 

Mas você sabe a diferença entre beber e degustar um vinho?

Hoje vamos te explicar de forma bem clara o que é degustar um vinho. 

Para quem está começando a aprender sobre vinhos, pode parecer até surreal a descrição de um vinho. Como se pode perceber tantos aromas e sabores em uma taça de vinho?  

A maioria das vezes é difícil mesmo expressar em palavras, os aromas e sabores que estamos sentindo quando bebemos um vinho, até porque para sentirmos aromas ou sabores disso ou daquilo temos que ter esses aromas na memória, ou seja, temos que conhecê-los. Por exemplo: quando dizemos que estamos percebendo aroma de flor de laranjeira no vinho, temos que já ter cheirado uma flor de laranjeira alguma vez e ter esse aroma guardado em nossa memória.

É enorme a quantidade de informações que uma garrafa de vinho pode nos transmitir, e verbalizar isso é mais difícil ainda para os iniciantes. Porém, tudo é uma questão de querer realmente aprender, desenvolver as técnicas e praticar muuuuitoooo!!

Tem uma definição sobre a importância da arte de degustar um vinho que eu adoro e que diz assim: “um bom vinho analisado revela todos seus encantos”.

E digo ainda: como é super prazeroso e encantador quando vamos aprendendo a descobrir todas as sutilezas que o vinho pode nos revelar. 

Através de técnicas podemos aprender e descrever todo o carácter de um vinho. Chamamos isso de DEGUSTAÇÃO, a arte de provar e analisar vinhos.  

Como você já percebeu existe uma diferença grande entre beber e degustar. 

Beber é simplesmente tomar o vinho. Já degustar seria beber o vinho fazendo uma análise sensorial dele, ou seja, prestando atenção nas sensações que o vinho nos desperta através dos nossos sentidos (visão, olfato e paladar). 

Isso é só o começo!! 

Segue acompanhando aqui no VINHOS E CASTELOS que daremos várias dicas para quem quer realmente aprender sobre vinhos e a arte de degustar. 

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!