O que é vinho de mesa

O que é vinho de mesa

Uma dúvida bem frequente, entre aqueles que estão começando a querer entender um pouco mais sobre vinhos, é o que significa VINHO DE MESA. 

Então nossa conversa de hoje é sobre esse tipo de vinho e sobre as uvas usadas na elaboração deles.  

Para você entender tudo direitinho, começamos explicando o que são as uvas de mesa.

As uvas americanas ou de mesa são variedades mais apropriadas para consumo direto como uvas  frescas ou uvas passas e para elaboração de suco de uva. 

Portanto, chamamos de vinhos de mesa aqueles vinhos produzidos a partir dessas uvas americanas (Vitis labrusca, Vitis riparia, Vitis rupestris, Vitis bourquina, …).

E para que você entenda ainda melhor, temos que explicar também o que são os vinhos finos, pois comparando os dois, fica mais fácil de compreender suas diferenças. 

Os vinhos finos (ou vinhos finos de mesa) são elaborados a partir de outras variedades de uvas, chamadas Vitis vinífera, que são aquelas uvas mais apropriadas para se fazer vinhos devido a presença de componentes estruturais, nesse tipo de uva que suportam melhor todo o processo de vinificação, gerando vinhos de melhor qualidade.  

As características das uvas de mesa e das Vitis vinífera são diferentes. Por exemplo:

  • Uvas de mesa: são maiores, com casca mais fina e maior quantidade de polpa.
  • Uvas Vitis vinifera: são menores, e sua casca é mais grossa, concentrando substâncias colorantes e conservantes, essenciais para a elaboração de vinhos de qualidade. 

O importante é você saber que, embora seja possível sim fazer vinho com uvas de mesa, a qualidade não será a mesma dos vinhos feitos com uvas Vitis vinifera. 

Bons vinhos 🍷🍷.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!