O que são vinhos Saint-Émilion e Pomerol?

O que são vinhos Saint-Émilion e Pomerol?

São os vinhos produzidos nessas duas regiões que pertencem a zona de Bordeaux.

Saint-Émilion é um município e Pomerol é uma comuna que estão localizadas na chamada margem direita do rio Dordogne e pertencem a região vitivinícola de Libournais, que tem esse nome por causa de sua capital, a cidade de Libourne.

A região sofre influência marítima porém com um clima mais continental com mais chuva durante a primavera.

Saint-Émilion

Saint-Émilion é uma cidade medieval, Patrimônio Histórico da Humanidade que além de ser um centro vitivinícola, você também pode aproveitar também os encantos de um “pueblo” bem charmoso e cheio de história, que respira vinho por toda parte.

As características e a tipicidade dos vinhos de Saint-Émilion são devido ao tipo de solo e a excelente adaptação da variedade Merlot na região.

Os vinhos de Saint-Émilion: em geral encontramos vinhos concentrados apresentando delicadeza e finura. São frutados (frutas vermelha e negra como cereja e amora), encorpados, redondos e com taninos aveludados.

O envelhecimento em barrica aporta complexidade aromática.

Podem evolucionar em garrafa por muito tempo revelando notas de especiarias (baunilha), minerais e de trufas.

Principais variedades cultivadas em: predomina na margem direita a variedade Merlot, seguidas da Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Malbec.

O solo e o relevo: encontramos três tipos de solos na região: calcáreo, argilo-calcáreo, arenosos e pedregosos. O terreno é constituído de suaves colinas com boa exposição solar.

Classificação dos vinhos de Saint-Émilion: os vinhos dessa região ficaram de fora na famosa Classificação de 1855 dos vinhos de Bordeaux (confira no artigo sobre os vinhos de Bordeaux e tudo sobre essa classificação).

Um bom tempo depois, em 1955, fizeram sua própria classificação, mais rigorosa que Médoc (outra região de Bordeaux), sendo que a última revisão foi realizada em 2012 pelo INAO (Institut National de l’origine et de la qualité). Segue abaixo:

Pomerol

Povoado bem pequeno vizinho de Saint-Émilion que nem chega a ter um centro específico, possui uma igreja e vinhedos por todo lado.

Encontramos em Pomerol vinhedos que se destacam entre os melhores de Bordeaux.

Os vinhedos são na maioria propriedades familiares e nessa região encontramos um dos vinhos mais famosos do mundo, o Château Petrus (desde 2010 é varietal Merlot), o Château Latour à Pomerol e o Le Pin, um grande vinho feito artesanalmente (“Vin de Garage”) com uvas procedentes de um vinhedo de apenas 5 hectares.

Os vinhos de Pomerol não possuem uma classificação como seu vizinho Saint-Émilion.

Os vinhos de Pomerol: em terrenos mais argilosos os vinhos são intensos, poderosos e refinados, com aromas de violeta, frutas vermelhas e caça. Apresentam grande finura e elegância quando envelhecidos.

Principais variedades cultivadas: a Merlot é a uva mais importante seguida da Cabernet Franc (em Pomerol é conhecida como Bouchet).

O solo e relevo: a maioria dos terrenos são planos, com cascalho e areia misturada com “crasse de fer” (óxido de ferro). Na região que faz divisa com Saint-Émilion encontramos um solo um pouco mais argiloso e pedregoso com presença de gravas (cascalho).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!