Orange wines ou vinhos laranja/âmbar

Orange wines ou vinhos laranja/âmbar

Vinhos laranja, orange wines ou vinhos âmbar, são termos que ouvimos com muita frequência no mundo do vinho.

Já publicamos há um tempo atrás sobre esse tipo de vinho, porém muita gente ainda nos pergunta querendo saber mais sobre eles. 

Será que é mais um termo de moda?

Na minha opinião, não é só um modismo. Acredito que seja o futuro com o resgaste de toda a experiência do passado no modo de elaborar vinhos. Então vamos lá saber o porque.

Hoje vamos falar para você o que é um vinho laranja, como é a elaboração desse tipo de vinho e quais as características deles.

Os vinhos laranjas são vinhos elaborados a partir de uvas brancas, porém vinificados como os tintos. E o que significa isso?

Significa que esses vinhos passam pelo processo de maceração, que é o contato do mosto com as cascas das uvas (como na vinificação dos vinhos tintos).

Por esse motivo adquirem mais coloração que os vinhos brancos comuns, que não ficam em contato com suas cascas. Também por ficarem mais tempo em contato com as cascas e as sementes podem ter um pouco de tanino, que é muito raro nos vinhos brancos.

Esse contato com as cascas faz com que esses vinhos tenham uma coloração bem mais intensa, mais alaranjada ou âmbar. A intensidade da cor deles vai depender do tempo de maceração, da variedade de uva e seu estado de madurez. 

Os vinhos laranja estão muito ligados ao movimento dos produtores de vinhos naturais, que resgatam os métodos ancestrais de vinificação e geralmente utilizam as ânforas como depósitos, tanto para a fermentação como também para criar esses vinhos.

Quando dizemos ancestrais estamos nos referindo ao tipo de vinificação com origem na região do Cáucaso a mais de 6.000 anos. 

Os vinhos laranjas ou orange wines costumam ser:

  • Estruturados
  • Com volume em boca
  • Ricos em aromas e sabores 
  • Podemos encontrar um pouco de adstringência
  • Capacidade para evoluir em garrafa

Agora que você já sabe o que é um orange wine é hora de provar esse tipo de vinho. E saiba que antes de “se jogar” num estilo de vinho diferente é preciso estar com a cabeça aberta para encontrar aromas e sabores diferentes dos que estamos acostumados. Isso não quer dizer que você tem que gostar desse tipo de vinho. Mas acredito que a vida se torna bem mais gostosa quando nos permitimos novas experiências. 

Para mim o mundo do vinho é fascinante exatamente por isso, estamos constantemente diante de um vinho surpreendente. Se permita!

Aproveite para testar como está seu conhecimento sobre o mundo do vinho fazendo o Quiz que preparamos para você aqui no Blog. É só ➡️  clicar aqui  ⬅️

Bons vinhos 🍷🍷

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário