Preço e qualidade dos vinhos

Preço e qualidade dos vinhos

Nem sempre o vinho mais caro é o melhor para você e também não quer dizer que todos vão curtir o vinho só porque ele é o mais caro.

Então hoje vamos te dar alguns conceitos importantes que vão te ajudar a começar a entender a relação entre o preço e a qualidade dos vinhos. 

Claro que é fundamental entendermos que há uma estreita relação entre a qualidade do vinho e seu preço. Então separei alguns pontos que podem te ajudar a entender como funciona essa relação:

  • A grande maioria dos vinhos mais caros do mundo são vinhos de alta gama, ou seja, de alta qualidade. E o que faz um vinho ser de alta qualidade?

– primeiro a própria matéria prima, neste caso, a uva e como ela foi cultivada, pois é certo dizermos, que o vinho começa a ser elaborado no vinhedo.

– os cuidados durante todo o processo de vinificação, envelhecimento e engarrafamento, ou seja, o trabalho dentro da vinícola.

– o terroir ou seja, a origem do vinho. Sabemos que há algumas parcelas que aportam às videiras uma excelente qualidade e seus vinhos são reconhecidos mundialmente por esse fator.

  • O prestígio da marca: existem vinícolas que já adquiriram grande prestígio e confiança internacional e são reconhecidas por produzirem vinhos de alta qualidade.
  • Pontuação dos vinhos: os pontos que os críticos especialistas concedem aos vinhos é na verdade a opinião deles em relação a qualidade do vinho. Essa pontuação geralmente influência diretamente no preço de mercado. Segue alguns guias de pontuação de vinhos: Wine Advocate de Robert Parker, Decanter Magazine, Gault & Millau, Jancis Robinson, Guía Peñín,…

Porém existe no mercado uma quantidade enorme de vinhos de preço médio com excelente qualidade.

Ahh outra coisa, o gosto pessoal é individual, ou seja, depende da percepção de cada um e isso não tem relação nenhuma com qualidade do vinho. 

Continue acompanhando nossos artigos e desfrute do mundo delicioso dos vinhos. 

Bons vinhos 🍷🍷

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário