Garrafa tamanho “Magnum” e envelhecimento do vinho

Hoje vamos falar um pouco sobre a garrafa “magnum” e a importância para o envelhecimento do vinho.
Já comentamos por aqui sobre os vários tamanhos de garrafas de vinhos que podemos encontrar no mercado, sendo que a mais comum é a garrafa “standard” com capacidade de 750 ml.
O tamanho “magnum” de garrafas de vinho tem capacidade de 1,5 litros, ou seja, duas vezes mais que uma garrafa “standard”.
Alguns vinhos tem capacidade de guarda e após seu engarrafamento seguem evolucionando, ou seja, vão ocorrendo reações químicas entre os elementos que compõem o vinho, mudando assim seus aromas e sabores, formando o que chamamos de “bouquet”.
E onde entra a relação entre o tamanho das garrafas e o envelhecimento dos vinhos?
Como sabemos, para que o vinho envelheça com equilíbrio é necessário um ambiente livre de oxigênio (chamamos de envelhecimento anaeróbico). Porém, quando a garrafa de vinho é fechada na vinícola, entre a rolha e o vinho existe uma pequena presença de oxigênio.
Nas garrafas menores a relação da exposição de oxigênio e o líquido (vinho) é maior. Já nas garrafas “magnum”, temos uma relação entre o vinho e o oxigênio menor, portanto o vinho evolucionará mais lentamente, aguantando assim mais tempo de maneira mais estável.
Por esse motivo a garrafa “magnum” é mais apreciada para os vinhos de guarda.
Bons vinhos🍷🍷.
Seja o primeiro a comentar!