Harmonização Queijos e Vinhos

Harmonização Queijos e Vinhos

Outro dia fizemos uma enquete em nossas mídias sociais perguntando o que as pessoas achavam sobre a harmonização de queijos e vinhos. Será que todo queijo combina com vinho? E a maioria afirmou que sim.

Bom, hoje é dia de conversarmos um pouco sobre essa combinação que, para muitos, é bastante harmônica.

Mas será que realmente todo tipo de vinho combina com todo tipo de queijo?

Vou te contar hoje de onde vem essa relação e os pontos que devemos levar em consideração quando vamos combinar queijos com vinhos.

História: lendas sobre o surgimento do vinho e do queijo

De onde vem essa relação tão conhecida e deliciosa?

A relação dos queijos com os vinhos começou de uma maneira muito curiosa e antiga. Tem uma expressão muito conhecida na aqui Espanha, que diz: “que no te la den con queso” (que não te dêem vinho com queijo).

A primeira vez que ouvi essa expressão aqui na Espanha, eu pensei: “– Como assim? Uma das minhas combinações preferidas (amo queijo e amo vinho) e não pode?”

Aposto que você está se fazendo a mesma pergunta! Mesmo para quem não curte queijos, o fato é que, com muita frequência, ouvimos dizer que, vinho harmoniza bem com queijo.

Então vamos esclarecer o que significa essa história.

Alguns bodegueiros antiguamente tinham uma artimanha quando queriam esconder os defeitos dos vinhos. Eles sempre serviam seus vinhos com uma pedaço de queijo em cima do copo de vinho para que o queijo fosse provado antes do vinho. Isso fazia com que fossem dissimulados possíveis defeitos do vinho. Vamos entender como funciona isso.

Os queijos são produzidos a partir da coagulação das proteínas presentes no leite de vacas, ovelhas, búfalas e outros mamíferos. Essas proteínas do queijo agem bloqueando os receptores de sabores da boca, fazendo com que defeitos dos vinhos não sejam pecebidos.

Histórias a parte….

O queijo e o vinho tem algumas coisas em comum e acredito ser por isso que a combinação desses dois alimentos seja tão deliciosa. Por exemplo, tanto o queijo como o vinho foram descobertos por casualidade. No caso do vinho, existem várias lendas sobre sua descoberta, uma delas diz que quando o homem começa a colher as uvas das videiras selvagens e guardá-las, estas fermentaram virando vinho. E com o queijo não foi tão diferente. Dizem que um pastor ao levar seu rebanho, guardou um pouco de leite em uma bolsa feita com o estômago de um de seus cordeiros. O leite então sofreu uma reação devido as enzimas presentes ali, formando uma massa sólida. Essas são algunas teorias que giram em torno da descoberta do queijo e do vinho, lembrando que existem varias outras.

Outro fator em comum é que ambos possuem várias Denominações de Origens nas quais são elaborados uma infinidade de tipos de vinhos e queijos diferentes.

Bom, sabendo disso podemos deduzir que alguns tipos de queijo combinam melhor com determinados vinhos. Então passamos para algunas dicas e conceitos que vão ajudar você a entender tudo sobre essas combinações. Porém, não tenha medo de arriscar combinações diferentes, achamos super válido sair do senso comum, caso seja agradável ao seu paladar.

Conceitos básicos para combinar queijos e vinhos

  • Intensidade do envelhecimento: queijos mais curados combinam melhor com vinhos mais envelhecidos, independente se o vinho for branco ou tinto.
  • Intensidade e potência: vinhos mais encorpados e potentes caem muito bem com queijos mais intensos. E ao contrário, queijos mais frescos e suaves requerem vinhos com corpo mais sutil.
  • Presença de borbulhas: os vinhos espumosos combinam muito bem com queijos gordurosos de textura macia pois o gás carbônico (borbulhas) presente nesses vinhos ajudam a aumentar as sensações e a acidez ajudam a limpar o excesso de gordura presentes nesses queijos.

Evino

 

Queijos, vinhos e tradições

Sabemos que as variedades de queijos disponíveis no mercado são muito amplas.

Observamos que tradicionalmente em muitas regiões costumam servir os queijos junto com os vinhos que são produzidos na mesma zona onde inclusive tem algumas receitas de pratos que incluem esses mesmos queijos e vinhos regionais. Por exemplo:

  • Itália: encontramos uma forte relação gastronômica entre queijos e vinhos onde destacamos a combinação do Brunello ou um Chianti com o queijo Pecorino.
  • França: berço da gastronomia, com uma variedade de queijo espetacular em total harmonia com sua tradição na cultura, produção e consumo de vinhos. Temos uma das combinações mais populares francesas: o queijo Brie, macio e gorduroso com a adstringência aportada pelos taninos dos vinhos Beaujolais.

Na prática: tipo de queijo combinado com vinhos

Separei aqui uma lista com algumas combinações de queijos com vinhos tintos e brancos.

  • Brie e Camembert: Torrontés, Chardonnay, Sauvignon Blanc, assim como Champagne ou Cava.
  • Parmesão, Gran Padano e Provolone: Sangiovese, Malbec, Syrah.
  • Gorgonzola, Roquefort, queijo azul: vinhos doces naturais ou forticados como Porto, Tokaji, ice wines , colheitas tardias, blend tinto e Tannat.
  • Queijo de ovelha, cabra curado ou semi-curado: Chardonnay, Riesling, Pinot Noir, Garnacha.
  • Cheddar, Gruyère, Gouda: Cabernet Sauvignon, Syrah, Zinfandel.
  • Ricota, Mozzarella, Feta: Pinot Gris, Dry Rosé, Gewürztraminer.

O segredo para uma boa harmonização de vinhos com os queijos que você escolher, seria portanto, combinar a textura, a acidez, os taninos e a gordura de forma mais harmonioza possível, sem que uma sobrepasse a outra.

Realmente a sensação de saborear um queijo com um vinho que combinem bem e produza satisfação ao paladar, na minha opinião é inigualável. Só lembrando mais uma vez que a satisfação é algo bem pessoal e o mais importante é que a experiência te emocione. Então prove bastante e encontre a combinação que melhor te satisfaça.

Nós do Vinhos e Castelos sugerimos sempre que você experimente sem medo as combinações que desejar para sentir no seu paladar como funcionam as harmonizações dos queijos e vinhos. Ahh!! Depois nos conte como e quais foram as suas melhores combinações. E vamos combinar uma coisa: o mais bacana é não se deixar influenciar somente pelas regras !

Aproveite enquanto degusta essas maravilhas assistindo aos nossos vídeos em nosso canal no YouTube.

E como sempre digo, aproveite e ponha em prática as dicas escolhendo um vinho para harmonizar com seu queijo favorito !

Se desejar pode comprar seu vinho on-line com nossos parceiros de forma segura, cômoda e a qualquer hora.

Salud!! 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!