O que é o vinho e como classificamos

Conteúdo
Parece meio óbvio dizer o que é o vinho, pois todos sabem que o vinho é uma bebida alcoólica feita de uva. Porém, tem alguns detalhes importantes e vamos procurar nesse editorial trazer algumas definições para quem está chegando agora e deseja começar a saber mais sobre o mundo dos vinhos.
O que é o vinho?
Vinho é uma bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto de uva fresca. Essa fermentação é realizada pelas leveduras (microorganismos) que transformam o açúcar contido no mosto das uvas em álcool, gás carbônico e calor.
A videira é a planta que produz a uva, e a mais utilizada para a produção de vinho de qualidade pertence ao gênero Vitis, da espécie Vitis vinífera.
O vinho é considerado em muitos países desde a Idade Média, como um alimento, fazendo parte da dieta e associado como uma fonte de elementos importantes ao organismo.
Como classificamos os vinhos?
Existem várias maneiras de classificarmos os tipos de vinho. Podemos classificá-los pelo conteúdo de açúcar, pela idade, pelo método utilizado para sua elaboração, etc.
Classificação geral dos vinhos
Aquí vamos classificar os vinhos de acordo com sua cor e o método de elaboração. Podem ser:
-
Vinhos tranquilos: a elaboração desses vinhos tem muitas características em comum e geralmente seu teor alcoólico varia entre 9% a 14,5% e existem três tipos:
– vinhos brancos: obtidos a partir de uvas brancas (blanc de blanc), e em alguns casos, uvas tintas de polpa não coloreadas (blanc de noir) ;
– vinhos tintos: obtidos a partir de uvas tintas;– vinhos rosados: obtidos a partir de uvas tintas, sendo que no processo de elaboração se separam parcialmente a casca das uvas. Podem ser feitos também a partir de mesclas de uva branca e tinta.
-
Vinhos especiais: tem teor alcoólico bem elevado ou sua elaboração é diferente dos outros. Pertencem à esse grupo os vinhos generosos, licorosos, vinhos doces naturais, espumantes.
Classificação dos vinhos por idade
Esta classificação baseia-se no tempo que o vinho envelheceu na vinícola, porém cada denominação de origem tem suas próprias regras.
-
Vinhos jovens: são aqueles que não passaram por envelhecimento em madeira, ou teve uma passagem muito rápida;
- Vinhos envelhecidos: tem um estágio de envelhecimento em madeira e/ou garrafa.
Classificação pelo conteúdo de açúcar:
Essa classificação se baseia no conteúdo de açúcar residual, ou seja, aquele açúcar que não foi transformado em álcool pelas leveduras durante o processo fermentativo.
- Para vinhos tranquilos:
– vinhos secos: contém menos de 5 g/l de açúcar
– vinhos semi-secos: contém de 5 a 15 g/l de açúcar
– vinhos meio-doce: contém de 15 a 25 g/l de açúcar
– vinho doce: contém de 25 a 50 g/l de açúcar
– vinho licoroso: mais de 50 g/l de açúcar
- Para vinhos espumosos:
– brut nature: menos de 3 g/l de açúcar
– extra brut: entre 0 e 6 g/l de açúcar
– brut: menos de 12 g/l de açúcar
– extra dry ou extra seco: entre 12 e 17 g/l de açúcar
– seco: entre 17 e 32 g/l de açúcar
– demi-sec: entre 32 e 50 g/l de açúcar
– doux ou doce: superior a 50 g/l de açúcar
Aqui no blog tem artigo toda semana para os iniciantes no mundo do vinho como também para quem já está iniciado no assunto e quer saber com mais profundidade.
Continue acompanhando nossos artigos e assista também nossos vídeos no YouTube
Salud!🍷🍷
3 Comentários