O que é Sommelier

O que é Sommelier

Hoje o assunto é sobre essa figura tão importante no mundo do vinho: o sommelier.

Mas você sabe exatamente tudo que esse profissional é capaz de realizar?

Bom, vamos te contar o que o sommelier é capaz de fazer e as áreas de conhecimento importantes para desempenhar com excelência suas funções. 

O sommelier é o profissional especialista em vinho (e também outras bebidas) encarregado de desenvolver as técnicas de “sommellerie”, ou seja, é o responsável pelo serviço do vinho.

Uma das versões (existem várias) da origem da palavra francesa “sommelier”, vem de “somme” que significa carga, e “sommier” era a pessoa encarregada de cuidar, supervisionar  e descarregar as cargas mais importantes, entre elas estava o vinho. Com o passar do tempo houve modificações na linguagem e passamos a utilizar sommelier.

Esse profissional nos ajuda, por exemplo, a ter uma experiência completa para degustar e combinar vinhos com comidas, pois é capaz de escolher o vinho que melhor vai alcançar o equilíbrio entre a comida e a bebida. 

O sommelier dispõe de um conhecimento amplo sobre o mundo do vinho como, viticultura, enologia, regiões vitivinícolas, assim como o funcionamento da indústria e comércio do vinho.

Na prática, é competência do sommelier:

  • Sugerir o vinho ao cliente (em restaurante, bares ou lojas especializadas de vinho), tendo como base alguns critérios como, o gosto do cliente, o tipo de vinho que melhor combina com a comida escolhida, qual a faixa de preço que o cliente está disposto a pagar pelo vinho, ou seja, o sommelier é capaz de entender o que o cliente deseja e então sugerir a melhor opção de vinho para a ocasião;
  • Conhecer e entender sobre o vinho e todo o potencial que ele possa alcançar;
  • Servir o vinho seguindo todos os protocolos;
  • Se concentrar para que o cliente tenha uma ótima experiência ao disfrutar o vinho;
  • Elaborar a carta de vinhos e realizar a compra;
  • Fazer a gestão do estoque e cuidar da armazenagem adequada dos vinhos;
  • Alguns sommeliers, dependendo do nível de conhecimento, também desempenham funções como educadores, consultores, críticos de vinhos, escritores especializados e degustadores profissionais.

Agora você já tem bastante informação sobre esse profissional e deu para perceber o quão grande é a importância deles no mundo do vinho!

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário