Por que as garrafas de vinho tem uma cavidade no fundo?

Por que as garrafas de vinho tem uma cavidade no fundo?

Você já deve ter observado que as garrafas de vinho tem em sua base uma concavidade, bem no fundo. 

Mas você sabe o motivo, se é que tem mesmo uma razão?

Então hoje vamos te contar a respeito dessa curiosidade que existe bem ali no fundo de cada garrafa e é cercada de alguns mitos.

Começamos pelos mitos: alguns acreditam que essa concavidade indica que o vinho é de qualidade. E vão ainda além, afirmando que quanto mais profunda é a concavidade, maior é qualidade do vinho. Saiba você que isso não tem relação nenhuma com a qualidade do vinho. 

Acredito que a confusão surge quando essas pessoas ligam qualidade do vinho com o envelhecimento desses. Aquela história que alguns erroneamente dizem por aí: “quanto mais velho o vinho, melhor ou mais qualidade ele tem”. 

E o motivo que digo que pode ser a partir dessa ideia que surge a confusão, você vai saber logo a seguir quando vamos falar das vantagens dessa concavidade no fundo das garrafas e sua relação com o envelhecimento dos vinhos. 

Na realidade esse formato mais côncavo no fundo ajuda a aumentar a resistência das garrafas, evitando assim que estas se rompam com facilidade. 

Outra vantagem é que esse formato ajuda a manter ali, no fundo da garrafa, os sedimentos que podem se formar em decorrência do envelhecimento do vinho, facilitando a separação desses sedimentos na hora de servir os vinhos. Portanto, seria nesse ponto que acredito que surge a falsa impressão que essa concavidade no fundo das garrafas tem relação com a qualidade do vinho, como mencionei no início do texto. 

Além do mais, facilita segurar a garrafa durante o serviço do vinho, pois permite melhor apoio do polegar nessa concavidade e assim manipular com mais estabilidade a garrafa.

Agora que você já sabe que aquele formato no fundo das garrafas de vinho não é em vão, em breve teremos outro artigo por aqui onde vamos falar sobre os vários formatos de garrafas que existem para armazenar nossos queridíssimos vinhos. Portanto segue junto com a gente e aproveite a quantidade grande de artigos que temos disponível aqui no Blog para você. Assim garanto que vai aprender cada vez mais sobre vinhos. 

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!