Taça para vinhos espumantes

Taça para vinhos espumantes

Encontramos no mercado várias tipos de taças para vinhos espumantes e as opções são tantas que podemos ficar em dúvida qual é a taça mais adequada.

Essa é uma pergunta bastante frequente, pois afinal todo mundo quer aproveitar ao máximo todas as sensações agradáveis que os espumantes podem oferecer.

Então vamos te contar sobre alguns tipos de taças disponíveis para espumantes e qual achamos a mais interessante para bebermos espumantes.

Bom, o principal diferencial dos vinhos espumantes é sem dúvida a presença de gás carbônico que gera a perlage, ou seja, as adoráveis borbulhas que dão em nossa boca uma sensação deliciosa. 

O formato das taças vai influenciar diretamente tanto nos aromas quanto no desprendimento do gás carbônico. 

Para entendermos porque certas taças são mais adequadas que outras, primeiro precisamos compreender um conceito físico-químico. 

Quanto maior é a superfície de contato, maior é a quantidade de gás carbônico liberado, portanto, mais rapidamente se perdem as borbulhas. 

Por esse motivo as taças mais estreitas e altas conhecidas como “flute  retém por um tempo maior as borbulhas, mas por outro lado, com esse tipo de taça não aproveitamos tão bem os aromas desse tipo de vinho.

Na minha opinião, as melhores taças para desfrutar dos aromas e ao mesmo tempo manter as borbulhas são: 

As taças tipo tulipa

 

As taças para vinhos brancos Borgogna

As taças para vinhos brancos Bordeaux

Um exercício bem fácil para perceber exatamente o que falamos acima é beber o mesmo espumante em tipos de taças diferentes observando como vai se comportar a perlage e compare também como são os aromas entre o espumante das duas taças. 

Bons vinhos 🥂🥂

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!