Vinhos de Montilla-Moriles/Espanha

Vinhos de Montilla-Moriles/Espanha

🙋🏽‍♀️ Montilla-Moriles é uma das Denominações de Origem (DO) mais antigas da Espanha. A região abrange a província de Córdoba (Andalucía, no sul da Espanha) sendo Montilla e Moriles os municípios mais importantes. É vizinha de Jerez, outra famosa região vitivinícola espanhola, guardando algumas semelhanças com essa zona em relação a seus vinhos.

🍷 Em Montilla-Moriles se elaboram vinhos:

🔺 Generosos: Fino, Palo Cortado, Amontillado e Oloroso; e

🔺 Vinhos doces de licor (com uvas desidratadas por “asoleo”).

🍷 Os vinhos generosos de Montilla-Moriles são elaborados com “crianza biológica” (envelhecimento biológico) sob velo de flor com sistema de criaderas e solera.

🍇  A  variedade principal é a Pedro Xim enéz.

Uma diferença marcante entre essas duas regiões é que o Fino de Montilla-Moriles não é fortificado, como os de Jerez.

🍇 A variedade de uva branca Pedro Ximenéz se desenvolve muito bem nessa região de clima bastante quente e seco, com solos calcáreos, bem brancos e rico em carbonato cálcico.

🔺 A amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite) também contribui para que as uvas tenham características únicas gerando vinhos delicados e com boa graduação alcoólica.

✅  Se você quer saber o que é “crianza biológica” e “velo de flor”, temos um outro artigo para você conhecer essas técnicas e os vinhos elaborados a partir delas, bata clicar aqui.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!