Giró – uma variedade de uva autóctona espanhola

A Giró é uma variedade de uva tinta que por muito tempo foi confundida com a Garnacha.
Atualmente vem sendo resgatada por viticultores e produtores espanhóis, como por exemplo na zona de Marina Alta (Comunidade Valenciana-Espanha) que estão auxiliando nas pesquisas dessa variedade autóctona.
Estivemos com o produtor e viticultor da região, Manu Guardiola, que é um entusiasta da Giró e vem desenvolvendo um trabalho de resgate muito interessante com essa cepa. Ele nos explicou sua experiência de reconhecimento, de cultivo e elaboração de seus vinhos a partir da Giró.
O que ocorre muito nessa região da Espanha, é que muitos pequenos viticultores acreditavam que estavam cultivando a Garnacha onde na realidade se trata da variedade Giró.
Após a filoxera as cepas eram enxertadas no campo e por volta dos anos 70 e 80 (século XX) começou a ser mais comum os viticultores comprarem as variedades já enxertadas diretamente de viveiros, e como eram variedades parecidas começaram chamar Giró ou Garnacha, como se fossem a mesma cepa.
Uma maneira dos produtores contribuírem com as pesquisas, é levando amostras das cepas de Giró e das que acreditam ser Garnacha, aos viveiros para que lá possam ser identificadas. E assim acontece também com outras variedades tradicionais que estavam quase totalmente desaparecidas.
O IMIDRA (Instituto Madrileño de Investigación y Desarrollo Rural y Agrario) que é um instituto de investigação agrária da Comunidade de Madrid, já classifica a Giró como uma variedade diferente da Garnacha.
A Giró tem ciclo de maduração de curto a médio e a colheita é realizada nessa região em meados de setembro.
As características dos vinhos de Giró:
- costumam gerar vinhos com boa estrutura;
- alta acidez e corpo médio;
- aromas balsâmicos e
- toques herbáceos.
A Espanha é um país com uma grande quantidade de uva autóctonas (originárias do país) que no decorrer dos tempos foram se adaptando muito bem ao solo e ao clima gerando vinhos com tipicidade singular.
Atualmente vem acontecendo um movimento de resgate dessas variedades em todo o país.
Segue acompanhando nossos artigos, pois vamos falar muito por aqui sobre essas uvas e seus vinhos.
1 Comentário