Harmonização de vinho nas festas do Fim de Ano

Harmonização de vinho nas festas do Fim de Ano

Quando o final de ano vai se aproximando já vai dando aquela vontade de começar a organizar os encontros com as pessoas que gostamos de estar juntos para confraternizarmos. Nesta época costumamos fazer uma comida mais elaborada, e para nós que amamos disfrutar de vinho, pensamos em quais serão os melhores vinhos para acompanhar os pratos especiais dessa época.

Então hoje vamos sugerir alguns tipos de vinho que gostamos muito de combinar com algumas receitas mais comuns em festas de final de ano.

Quando falamos de harmonização buscamos a relação mais adequada possível entre os sabores, intensidade, texturas e etc. Porém gostamos sempre de deixar bem claro, que as sensações são particulares, portanto não tem regra que seja uma verdade absoluta, e pode ser perfeitamente possível que para você alguma combinação não caia tão bem assim e para outra pessoa seja bem bacana.

Separamos os tipos de vinho que acompanham bem as entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.

Entradas

Os vinhos brancos frescos (Sauvignon blanc, Chenin Blanc), com um pouco mais de acidez, vão muito bem com as opções a seguir, pela semelhança com a acidez presente no tomate, e também ajudam a limpar a boca no caso do queijo com mais gordura, além de combinar com a textura gelatinosa da mousse de camarão.

Outras opções aos vinhos brancos seriam um tinto de corpo leve (Pinot Noir/Gamay) ou um espumante Brut.

Bruschetas

Mousse de Camarão

Brie empanado

Acompanhamentos

Os vinhos brancos (Alvarinho, Grüner Veltliner), rosados (Tempranillo) e tintos jovens (Garnacha) acompanham tranquilamente os pratos a seguir. O salpicão se for feito com frango defumado fica muito bom com um vinho branco um pouco envelhecido sobre lías (Chardonnay).

Salada de lentilha

Salpicão especial

Arroz a grega

Prato Principal

Aqui vamos separar um pouco as sugestões:

  • Peru e Chester: sugerimos um vinho tinto jovem mais aromático (Pinot Noir, Gamay), um branco envelhecido sobre suas lías (Chardonnay) ou um rosé francês da Provence ou um italiano Rosato.

  • Carnes de porco assadas: Por serem mais gordurosas, seria mais interessante um vinho tinto com corpo médio (Cabernet Franc, Mencía, Montepulciano) ou mais encorpado (Malbec, Nebbiolo, Monastrell, Touringa Nacional), ou seja, com um grau alcoólico mais elevado, com presença de taninos, que vai apresentar uma certa adstringência e o álcool ajuda a digerir melhor a gordura.

  • Bacalhau: temos muitas opções e combinações distintas dependendo da maneira que vamos prepará-lo. Se a receita tiver creme de leite e queijo, o vinho pode ser branco com mais estrutura e uma boa acidez (Chardonnay barricado). Já o bacalhau preparado no azeite com ervas e alho, fica muito bom com um vinho branco frutado e aromático (Albariño/Sauvignon blanc), um rosé ou um tinto leve e jovem.


Sobremesas

Uma dica bem útil na hora de combinar vinho e doces, é buscar um vinho que seja um pouco mais doce que o prato:

  1. Rabanada: sugerimos aqui um vinho espumante semi doce, com boa acidez e com doçura para equilibrar o doce, a presença da canela e limpar a boca da gordura da rabanada. Boas opções são um espumante Moscatel de Alejandria, uma Cava ou Lambrusco branco.
  2. Panetone: os sabor e o perfume da massa e das frutas secas combinam com um vinho espumante Moscato d’Asti.
  3. Chessecake de frutas vermelhas: os vinhos espumantes brancos ou rosés seriam uma boa opção, que podem ser Brut ou os que contenham algum dulçor. Outras opções surpreendentes e muito bacanas são: um Pedro Ximénez ou um Moscatel.

Aproveite as dicas acima e comece a planejar sua ceia para as festas de final de ano.

E o que costumamos dizer por aqui quando falamos de combinar comida com vinho, é se permitir fazer outras combinações e se deixar surpreender.

Lembrando que disponibilizamos aqui no Blog nosso Whatsapp caso você deseje tirar alguma dúvida sobre harmonização.

Tem vídeo disponível em nosso canal no YouTube sobre esse artigo. Então aproveite e confira lá! E lembre de se inscrever (caso ainda não esteja inscrito).

Salud 🍷🍷!!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!