Vinhos do Jura – França

Vinhos do Jura – França

🇫🇷 Jura é uma das regiões vitivinícolas da França que se destaca por seus vinhos originais, singulares com características de difícil imitação. Além de terem uma ligação forte com o movimento dos vinhos naturais.

Essa região está localizada no leste do país e os vinhedos ocupam em média 80 km de extensão em um clima continental onde os melhores vinhedos estão localizados nas colinas mais inclinadas captando ao máximo a luz solar.

O solo é na sua maioria argiloso apresentando várias cores (azul e acinzentado) dependendo da sua composição, e encontramos também uma proporção de solos calcáreos com fósseis em forma de estrela.

🍇 As variedades de uvas cultivadas no Jura:

São cultivadas tanto variedades autóctonas da região quanto cepas de outras regiões francesas:

  • Brancas: Savagnin, Chardonnay, Sauvignon Blanc,…
  • Tintas: Poulsard, Pinot Noir, Trousseau,…

O Jura tem 4 denominações de origem (AOC):

  • AOC Côtes du Jura: é uma denominação de origem regional que engloba vinhos de toda região do Jura. A maioria são vinhos brancos secos tranquilos e espumantes feitos a partir das variedades de uvas Savagnin e Chardonnay. Porém encontramos também tintos de Pinot Noir, Trousseau e Paulsard.
  • AOC Arbois: é uma denominação municipal e a maior produtora de vinhos tintos do Jura. Produz também o “Vin Jaune”, vinho típico do Jura.
  • AOC Étoile: seu nome significa estrela por causa dos fósseis em forma de estrela encontrados no solo. Se produz vinho branco principalmente com Chardonnay e alguns com a Poulsard sem maceração. Outros estilos de vinhos produzidos na região são incluídos na AOC Côtes du Jura.
  • AOC Château-Chalon: sob essa denominação se produz unicamente o Vin Jaune, elaborado com a variedade Savagnin.

Além das 4 denominações de origem geográfica o Jura tem alguns estilos de vinhos exclusivos que são elaborados em toda a zona:

🍷Vin Jaune: uma das jóias do Jura. Vinho branco feito a partir de uvas Sauvagnin colhidas bem maduras que após a fermentação, o vinho é colocado em barricas de 600 litros que não são preenchidas completamente. Se desenvolvem então leveduras que formam o velo de flor (como os vinhos de Jerez) que em francês se chama “voile”, permanecendo em torno de 5 anos evoluindo e protegido da oxidação.  Ocorre uma grande evaporação e o vinho adquire concentração, uma cor dourada, aromas de frutas secas, amêndoas e nozes. É bem seco e tem grande potencial de envelhecimento.  Esse vinho é comercializado em garrafas de 620ml chamadas “clavelin”.

🍷Crémant du Jura: é um vinho espumante branco ou rosé elaborado através do método tradicional passando 9 meses em contato com suas lías (“sur lie”).

🍷 Vin de Paille: é um vinho naturalmente doce elaborado com as variedades Chardonnay, Savagnin, Poulsard e Trousseau, que após a colheita, são colocadas em esteiras para secar e após perderem água concentram açúcar e outros componentes. São fermentadas em barricas de carvalho até alcançarem mais de 14,5% de álcool. Posteriormente envelhecem por 2 ou 3 anos adquirindo aromas de geléia, uva passa, um corpo denso e alto teor de açúcar residual. Seu sabor é concentrado, prevalecendo principalmente frutas secas.

🍷Mac Vin du Jura: é uma bebida feita com mosto de uva não fermentado onde se adiciona aguardente de vinho e envelhecem por no mínimo 1 ano em barricas de carvalho.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!