Vinhos do Novo Mundo

O termo Novo Mundo é usado com muita frequência no mundo do vinho.
Mas você sabe exatamente o que isso quer dizer?
Então hoje vamos falar o que significa o conceito de Novo Mundo do ponto de vista geográfico, cultural e sobre as principais características que marcam o estilo desses vinhos.
Bom, não tem como falar de Novo Mundo sem fazermos algumas comparações com o que consideramos Velho Mundo.
Esses dois termos são usados para diferenciar de forma macro e do ponto de vista geográfico, as regiões produtoras de vinhos na Europa, que chamamos de Velho Mundo, das outras regiões produtoras fora da Europa.
As principais zonas produtoras que chamamos de Novo Mundo são: Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, América do Sul (Chile, Argentina, Uruguai, Brasil), China, Índia, México, Canadá, etc…
Sob o ponto de vista cultural e histórico, o começo da elaboração de vinhos é relativamente recente no Novo Mundo, quando comparamos com o Velho Mundo, e guarda uma íntima relação com a chegada dos imigrantes europeus nesses países, que levam consigo a tradição do cultivo da videira e produção do vinho.
No Novo Mundo a viticultura e a enologia são:
- baseados em conceitos modernos com inovação técnica;
- a filosofia da produção se apoia na ciência e na tecnologia, isso por causa da falta de tradição;
- tendência a se adaptarem aos hábitos de consumo de moda;
- uso mais intenso da madeira no processo de envelhecimento dos vinhos.
As diferentes condições climáticas do Novo Mundo e Velho Mundo, representam um dos pontos principais que marcam a diferença entre os estilos de vinhos do Novo e Velho Mundo.
As regiões que representam o Novo Mundo tem clima mais quente, e em consequência disso, os vinhos dessas regiões, de uma forma geral, costumam ser:
- mais frutados;
- mais potentes e volumosos;
- com mais corpo e teor alcoólico mais elevado;
- acidez mais baixa;
- a variedade de uva aparece como a principal referência nos rótulos dos vinhos.
Para praticar beba e compare vinhos do Novo e do Velho Mundo prestando atenção nas diferenças entre os estilos. Claro que tem outros fatores que determinam o caráter e personalidade dos vinhos. Então siga aprendendo cada vez mais para que você possa disfrutar tudo que o mundo do vinho tem de melhor.
E vou te contar uma coisa: as descobertas são fascinantes e infinitas!
Bons vinhos 🍷🍷
2 Comentários