Análise olfativa do vinho

Conteúdo
Hoje vamos aprender alguns pontos chaves para começar a analisar os aromas de um vinho.
Vamos falar de forma resumida para que serve a análise olfativa do vinho e como é feita essa análise.
Degustar é fazer a análise sensorial, ou seja, analisar através dos nossos sentidos (visão, olfato e paladar) os estímulos que o vinho nos desperta.
Estímulo – sentido ao cérebro – sensação verbalizada
Degustar é uma questão de prática, quanto mais treinamos mais vamos aumentando a nossa base de dados.
E se você está começando a analisar os vinhos que bebe, não se preocupe pois o degustador iniciante geralmente tem o paladar mais livre de influências.
A análise sensorial do vinho é composta de três fases: a visual, a olfativa e a gustativa, e servem para identificarmos as qualidades do vinho (boas ou ruins).
A degustação é sempre subjetiva e não significa que você tenha que gostar ou não do vinho.
Já temos outro artigo aqui no site onde falamos sobre a primeira fase da degustação, a fase visual.
Para que serve a análise olfativa
A análise olfativa serve para percebemos os aromas do vinho. Serve também para identificarmos eventuais defeitos que o vinho possa ter.
Dividimos os aromas que encontramos nos vinhos em: primários, secundários, terciários, além do bouquet (temos artigos aqui no site onde explicamos cada um deles)
Fases da análise olfativa
- cheirar a taça com vinho em reposo, ou seja sem girar: observamos a intensidade dos aromas, detectando se os aromas são agradáveis ou não.
- girar a taça e depois cheirar: quando giramos a taça, o vinho entra em contato com o oxigênio fazendo com que seja liberado os compostos aromáticos voláteis. Nessa fase vamos perceber os aromas mais intensos, que podem ser primários, secundários e terciários.
- E por fim, descrevemos os aromas que percebemos nos vinho.
Bom, essa foi a segunda fase da degustação de vinhos. Ainda temos a última etapa, a gustativa que abordaremos em próximo artigo.
Para facilitar e aprender a degustar os vinhos, sugiro que você pratique. Não tem outra maneira de aprender a não ser praticando muito. No início parece ser complicado perceber aromas e sabores nos vinhos, porém praticando e estudando, adquirimos essa habilidade. Então mãos na taça !!!
Abra um vinho e comece a praticar tudo que falamos hoje.
Caso tenha alguma dúvida sobre vinhos é só perguntar. Aqui no blog disponibilizo meu WhatsApp para facilitar a comunicação. É só enviar sua dúvida ou comentário.
Bons vinhos 🍷🍷
Seja o primeiro a comentar!