Como lavar a taça de vinho

Como lavar a taça de vinho

É bem comum escutarmos que a limpeza da taça é muito importante no serviço do vinho. 

Mas afinal qual a importância que isso representa quando vamos tomar nosso vinho?

Hoje vamos te contar o porque temos que ter certos cuidados com a limpeza das taças que vamos servir o vinho, qual a interferência que você vai observar no vinho caso sua taça não esteja limpa de forma adequada, e o principal, uma das melhores maneiras de limpar as taças. 

Bom, começamos com princípios básicos. Não é nada agradável você tomar seu vinho e perceber logo de cara que a taça contém manchas de gordura, resíduos de batom ou algum cheiro qualquer.

O ideal é que qualquer taça, seja ela de vidro ou cristal, esteja livre de qualquer resíduo ou cheiro desagradável e bem limpa quando vamos tomar o vinho.

Limpeza das taças: 

  • O ideal é que a temperatura da água não esteja muito quente. 
  • Utilize uma esponja delicada
  • De preferência sem detergente (se usar, tem que retirá-lo completamente) ou com um sabão neutro
  • Facilita se você limpar as taças logo depois do uso
  • Após lavá-las, colocar as taças de boca para baixo sobre um pano seco. Quando estiverem secas, passar suavemente um pano de microfibra ou algodão (ou qualquer outro que não deixe fiapos) para dar brilho.  

Quando estamos fazendo a análise visual dos vinhos e estamos observando as “suas lágrimas”, que nos vai ajudar a saber como é o corpo daquele vinho, se a taça contém restos de detergente ou estiver suja isso afetará essa análise. 

Se você não sabe o que significa “lágrimas” e “corpo” do vinho, temos dois outros artigos (link no texto) onde explicamos tudo para que você fique cada vez mais por dentro do mundo do vinho. 

Bons vinhos🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!