Côte de Beaune e seus grandes vinhos brancos da Borgogna

Côte de Beaune e seus grandes vinhos brancos da Borgogna

Hoje nossa viagem vai ser para a França, mais precisamente para a região da Borgogna.

Saber sobre as regiões vitivinícolas espalhadas por esse mundão é muito importante para quem está disposto a aprender e entender cada vez mais sobre o mundo do vinho.

Entendendo as características do solo, do clima das regiões vitivinícolas e as uvas que são cultivadas fica cada vez mais fácil aprender sobre os vinhos produzidos em cada região e a reconhecê-los. 

Então bora lá, que hoje vamos falar onde fica Côte de Beaune, como está dividida esta região, com é o tipo de solo, e claro, as principais caraterísticas dos vinhos dessa região francesa. 

Côte de Beaune é um dos principais distritos produtores de vinhos da Borgogna e tem esse nome por causa da principal cidade da região que é Beaune. 

Côte de Beuane está localizada ao sul do departamento de Côte d’Or, sendo um dos cinco grandes vinhedos da Borgogna.

Os vinhedos estão distribuídos pelos seguintes municípios (de sul a norte):

  • Santenay  extremo meridional de Côte de Beaune, cujos vinhos podem ser tintos profundos não muito finos porém longevos, ou tintos ligeiros. 
  • Meursault  encontramos aqui os vinhedos que produzem o melhor vinho branco da Borgogna: o Grand Cru Montrachet, um Chardonnay de guarda, com cor dourada, sabores e aromas intensos e bem suculento em boca. Também encontramos tintos mais delicados.
  • Beaune – apesar de não possuir nenhum Grand Cru (parcelas mais prestigiosas), Beaune se converteu na denominação mais valorizada de Côte d’Or, com seus vinhos brancos e tintos bem satisfatórios, com destaque para a colina de Corton com produtores praticando viticultura biodinâmica. 

Os solos da região de Côte de Beaune são muito variados (como de toda a Borgogna), onde podemos encontrar áreas pedregosas, argilosas, com calcário, de coloração mais avermelhada devido a presença de sais de ferro, argilo-calcário, argila mais clara, etc…

As uvas mais cultivadas em Côte de Beaune são a Chardonnay e a Pinot Noir.

Os características dos vinhos de Côte de Beaune, de uma maneira geral são:

  • Brancos: perfumados, secos, equilibrados e envelhecem muito bem, com destaque para os grandes vinhos Montrachet, Meursault e Corton-Charlemagne.
  • Tintos: equilibrados, finos, bem estruturados e também apresentam bom envelhecimento. Destacamos os vinhos tintos de Volnay, Pommard, Beaune y Aloxe- Corton.

Agora é hora de praticar bebendo vinhos dessa região, tanto tintos como brancos. Um exercício bacana é comparar por exemplo Chardonnay e Pinot Noir de Côte du Beaune com os de outras regiões. Assim você vai se acostumando com as diferenças e as características dadas pelo terroir. 

Ahh!! E conte tudo para nós. Entra lá em nosso WhatsApp e mande suas dúvidas e curiosidades, além de nos contar sobre os vinhos que anda bebendo. 

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!