O que é o decanter

O que é o decanter

Você já deve ter visto alguns vinhos sendo colocados em um recipiente e depois servido nas taças.

Esse recipiente é chamado de decanter, e nossa conversa de hoje é justamente sobre ele, que faz parte do serviço do vinho.

Podemos encontrar pessoas que são contra decantar os vinhos e outras que defendem o decanter em alguns casos. 

Mas você sabe para que serve o decanter ? Será que temos que decantar todos os vinhos ?

Vamos falar o que é, e para que serve decantar o vinho.

Bom, decantar significa mover o vinho de um recipiente para o outro, ou seja, da garrafa para o decanter.

E para que decantar o vinho?

  • Primeiro é bom termos em mente que nem sempre é necessário decantar o vinho;
  • Um dos motivos é para eliminar possíveis sedimentos que encontramos principalmente nos vinhos de guarda (aqueles que tem capacidade de passarem por envelhecimento prolongado). Vale lembrar que esses sedimentos são totalmente normais e não significa nada de ruim, é apenas uma consequência normal do processo de oxidação ou redução do vinho, onde alguns sedimentos ou cristais são depositados do fundo da garrafa;
  • Outro motivo é para aerar ou oxigenar o vinho, ou seja, liberar os aromas dos vinhos envelhecidos. Esse ponto de vista também é controverso pois alguns afirmam que essa aeração não é significativa na prática, e quando é realizada em  variedades como por exemplo a Pinot Noir, o bouquet pode se perder rapidamente;
  • Alguns preferem também decantar vinhos jovens muito encorpados e tânicos fazendo com que eles se tornem um pouco menos agressivos. 

Quanto tempo o vinho deve permanecer no decanter ?

Isso depende do vinho. Em média deixamos decantar por uns 30-40 minutos. Porém, tem vinhos envelhecidos que são decantados por 2 horas. 

Um ótimo exercício para você sentir a diferença (e se na sua opinião, ela é mais benéfica ou não) é servir uma taça de vinho ainda não decantado e depois avaliar o mesmo vinho deixado no decanter. 

Bons vinhos 🍷🍷.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!