Região vitivinícola grega: Naoussa

Região vitivinícola grega: Naoussa

Hoje é dia de mais uma região vitivinícola. Dessa vez vamos para a Grécia, para a região vitivinícola de Naoussa conhecer as características da região e dos vinhos produzidos aí, assim como as variedades de uvas cultivadas. 

Cheia de variedades de uvas autóctones a Grécia é um país com uma interessante e importante história vitivinícola. 

A região de Naoussa, fica ao norte da Grécia, na região da Macedônia, ou seja , está localizada na parte continental, e tem uma importância considerável para a cultura do vinho naquele país. 

Naoussa foi a primeira Denominação de Origem grega onde predominam os vinhos tintos. Aliás, DO em grego é Prostatevomeni Onomasia Proelefsis, que você pode encontrar nos rótulos dos vinhos destinados ao mercado interno grego.

O clima da região tem verões quentes e secos e invernos frios. Possui solo bastante variado, porém os vinhedos estão localizados nas áreas mais frescas a uma altitude em média de 400 metros.

Falar dessa região vitivinícola é quase que sinônimo de vinhos tintos secos feitos a partir da variedade de uva Xinomavro (confira nosso artigo dedicado a essa variedade de uva aqui no site), pois é a mais importante da região e os vinhos tintos dessa denominação de origem são elaborados somente a partir dessa cepa. Porém em Naoussa também se produz vinhos semi-secos.

Os vinhos tintos de Naoussa costumam ter as seguintes características:

  • A coloração é de um vermelho mais terroso, mesmo os vinhos mais jovens. Porém encontramos produtores elaborando também vinhos com coloração um pouco mais profunda.
  • Acidez e taninos mais elevados. 
  • Predomínio de aromas mais terrosos e de especiarias.
  • Excelente capacidade para envelhecimento

Então agora é hora de praticar. Busque vinhos gregos dessa região, beba prestando atenção nos aspectos visuais, nos aromas e sabores. Anote todas as características que você for percebendo. Dessa maneira você aprende a reconhecer os vinhos e entender as diferenças entre as variedades de uvas e também das regiões. 

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!