Variedade de uva Elbling

Variedade de uva Elbling

Hoje é dia de falarmos um pouco sobre mais uma variedade de uva muito pouco conhecida.  

Vamos falar sobre as características dessa cepa, um pouco da sua história, as principais regiões onde ela é cultivada e como são os vinhos elaborados a partir dela.

Como sempre dizemos por aqui, é bem bacana conhecermos as características de aromas e sabores que as diversas variedades de uvas são capazes de dar aos vinhos produzidos a partir delas. 

Claro que a tipicidade dos vinhos não depende somente da cepa, vários outros fatores como por exemplo, o clima, o tipo de solo da região, junto com o fator humano que cultiva o vinhedo e elabora o vinho, isso tudo junto são os responsáveis pelo carácter dos vinhos. 

A Elbling (ou Weiber Elbling) é uma variedade de uva branca cuja origem é desconhecida, porém encontramos alguns registros que dizem que ela se originou na região do Mosel, na Alemanha. Talvez porque de acordo com escritos de Columela e Plínio o Velho, pode ser que uma ancestral da Elbling tenha sido levada para a Itália pelos romanos no século IV e posteriormente tenha sido também cultivada em Mosel.

Encontramos também um clone dessa variedade denominado Roter Elbling, que possui a casca mais rosada. 

Muitas vezes a Elbling é confundida com outras variedades brancas devido a similaridade da sua morfologia.

É uma cepa de ciclo curto, ou seja, amadurece rápido.

 

As regiões mais importantes que cultivam a Elbling estão na Alemanha e em Luxemburgo.

É mais utilizada na elaboração de vinhos espumantes (o Sket, na Alemanha) pois é uma uva que concentra muita acidez e baixa concentração de açúcar. 

Encontramos alguns vinhos brancos secos, frescos, bem leves e aromáticos da Elbling em Luxemburgo. 

Nossa sugestão de harmonização com vinhos feitos a partir da Elbling seriam pratos bem leves e delicados como saladas e vegetais.

E você, já bebeu algum vinho feito com essa variedade de uva? Conte para nós como foi sua experiência. (escrevendo via email ou WhatsApp – como preferir).

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!