Variedade de uva: Mazuelo-Carignan-Cariñena

Hoje vamos falar sobre a variedade tinta Mazuelo ou Carignan entre outros sinônimos que essa cepa tem.
Falaremos sobre sua origem, as características dessa variedade, o estilo dos vinhos e as regiões onde ela é cultivada.
Dizem que sua origem é Aragón, na Espanha, onde é chamada Cariñena. Também é chamada Mazuelo en Rioja, Samsó na Catalunha e Carignan na França.
É bom pontuarmos que existem algumas dúvidas na relação que existe entre elas, ou seja, precisamos de mais investigação se realmente se trata da mesma planta, apesar de serem muito similares.
Muito cultivada em Rioja (Espanha), França, Itália, além de outras regiões como Chile, México, África do Sul, Califórnia e China.
Na Espanha é maioritariamente cultivada em Aragón.
Por muitos anos foi a uva mais plantada na França (atualmente não mais) principalmente no Languedoc (lá, as vezes os vinhos eram de qualidade duvidosa devido ao alto rendimento muito comum nessa região).
É uma planta rústica e bastante resistente a climas mais duros, tolerante a secas e não suporta bem a humidade.
Apresenta cachos compactos e casca não muito grossa. O amadurecimento de médio a prolongado.
É uma cepa que aporta aos vinhos muito tanino, geralmente muito adstringente, amargos e vegetais. Elevada acidez e coloração estável. Por isso é uma variedade muito indicada para coupage quando se necessita de um aporte de acidez e taninos, ideal para vinhos que vão envelhecer.
Alguns poucos produtores elaboram como vinhos varietais.
Não é uma variedade com muita potência aromática, ainda que percebamos aromas mais herbáceos e certo toque de amargor.
Na França, sobretudo em Rosellón, há uma mutação da Carignan chamada Carignan Blanc que também apresenta muita acidez, alto grau alcoólico e mais carga aromática.
Nossa sugestão para praticar é beber vinhos varietais dessa cepa. Assim você poderá começar a perceber as características próprias dessa uva.
Bons vinhos 🍷🍷
Seja o primeiro a comentar!