Variedade de uva Riesling e seus vinhos

Variedade de uva Riesling e seus vinhos

A variedade de uva branca Riesling é uma cepa muito bem adaptada a Alemanha, principalmente aos vinhedos das regiões de Rheingau, Mosel e Pfalz (Palatinado), nas ladeiras próximas aos rios Rihn e Mosel, sendo uma cepa que tem um bom desenvolvimento em climas frios e grande capacidade de expressar o terroir, ou seja, transmitir aos vinhos as características específicas do vinhedo.

🔺 Na França é mais cultivada na região da Alsácia, e na Áustria no vale do Danúbio.

🔺No Novo Mundo encontramos a Riesling na Austrália (Eden Valley e Clare Valley) onde é conhecida também como Rhine Riesling no Chile, na Argentina, na Nova Zelândia e Califórnia.

🔺 Estudos revelaram que a Riesling surgiu do cruzamento de uma variedade que foi levada pelos romanos até às margens do Rihn (Alemanha) com uma variedade selvagem dessa região.

🔺 Seus cachos são pequenos, compactos e é uma variedade de maduração mais tardia.

🔺 Os vinhos são muito aromáticos, florais, frescos e com sabores cítricos.

🔺 A acidez é bem marcada e o álcool relativamente baixo, podendo apresentar uma certa doçura, e se tiver mais extração podem aparecer elementos minerais.

Podem ser vinhos secos ou doces, elaborados para serem consumidos jovens ou para envelhecer por vários anos.

Temos um artigo onde comparamos dois Riesling de regiões diferentes: um alemão e outro da Espanha. Confere lá para saber as características de cada um e as diferenças entre eles, assim você vai poder saber como os aromas e sabores mudam e como o clima tem influência nas características das uvas e consequentemente no vinho. Além de dicas de harmonização. Só CLICAR AQUI

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário