Vinícola Bodegas Volver – Alicante/Espanha

Vinícola Bodegas Volver – Alicante/Espanha

Hoje vamos contar como foi nossa visita a vinícola Bodegas Volver, que fica localizada no município de Pinoso, província de Alicante, sul da Espanha.

A vínicola foi fundada em 2004 por Rafael Cañizares e elabora vinhos nas Denominações de Origem espanholas de: Alicante, Valencia, La Mancha, Jumilla e Almansa.

Foi uma visita muito interessante onde podemos conhecer mais sobre a base da sua viticultura, como é realizada a elaboração de seus vinhos e a filosofia da vinícola.

Então vamos contar tudo para você, inclusive detalhes da degustação dos vinhos que fizemos lá.

A vinícola

A Volver se baseia em três pilares fundamentais:

  • Tradição: passando por gerações com a mesma forma de elaborar os vinhos
  • Cultura: pelo mundo dos vinhos e vinhedos
  • Paixão: o amor em elaborar vinhos muito pessoais

Rafael Cañizares fundador da vinícola é enólogo por formação e viticultor por tradição familiar. Seus bisavós eram viticultores e ele é a quarta geração da familia ligada a viticultura e a elaboração de vinho.

As variedades de uva

As variedades de uva vem de vinhedos velhos, entre 30 e 90 anos de idade, com baixo rendimento, porém com uvas de maior qualidade. Eles trabalham principalmente com as variedades autóctonas (nativas da região): Monastrell, Mersegueira, Tempranillo, Moscatel, Macabeo, entre outras.

Nossa visita

Este slideshow necessita de JavaScript.

A visita começa no vinhedo, que é um vinhedo ainda jovem que eles utilizam somente para exemplificar e explicar um pouco sobre a viticultura, as formas de condução das vinhas e as variedades de uva.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em seguida fomos para o interior da vinícola onde é explicado todo o processo de elaboração e envelhecimento de alguns vinhos da vinícola.

Depois passamos para a sala de degustação onde são apresentados alguns rótulos, que descrevemos aqui abaixo.

Degustando os vinhos

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a vinícola, chegou o momento de apresentar a relação dos vinhos da Volver.

A Bodegas Volver produz vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes.

Seguem alguns vinhos com seu modo de produção e características aromáticas e gustativas.

DO La Mancha:

  • Volver: monovarietal Tempranillo de vinhedos de 1957 a altitude de 660m. Após a fermentação alcoólica teve também fermentaçao maloláctica em barrica de carvalho francês com envelhecimento durante 15 meses também em madeira. Bem encorpado com aromas de frutas maduras, leve tostado e com bom equilíbrio.

DO Valencia:

  • Madame Bobalú: monovarietal Bobal. Fermentação alcoólica e maloláctica e breve passagem de 6 meses por barrica de carvalho francês. Tem o corpo médio, frutas confitadas, especiarias e taninos leves.

DO Almansa:

  • Quinta Del’67: Garnacha Tintorera. Vinhedos de 1980 plantados em “vaso”, em solos arenosos e calizos com altitude de 850 a 900m de um terroir único. Fermentação maloláctica em barrica e envelhece 14 meses em barricas novas de carvalho francês. Frutas negras maduras, notas balsâmicas e de especiarias. Em boca é bem potente e estruturado, com taninos sedosos, muita fruta e chocolate.

Tierras de Castilla:

  • Paso a Paso Tempranillo: 100% Tempranillo. Vinhedos de 1970 de 650 a 700m. Envelhecido 6 meses em barrica de carvalho francês. Aromas de fruta madura e tostado cremoso. Rico em boca e final sedoso.
  • Triga: corte de Monastrell e Cabernet Sauvignon. As uvas procedem de vinhedos velhos de 1925 e 1981 plantados em “vaso”. Aromas explosivos de frutas negras com notas de especiarias e óleos florais. Elegante com boa acidez, concentrado com notas de pimenta.
  • Paso a Paso Branco: corte de Macabeo e Verdejo. Vinhedos de 1994 de 600 a 700m e clima continental. Notas florais, frutados e cheio em boca.
  • Paso a Paso Cosecha: 100% Tempranillo de vinhedos jovens de 20 anos. Aromas de frutas vermelhas e negras maduras. Em boca é fresco com taninos mais vivos.
  • Paso a Paso Orgánico Tinto: 100% Tempranillo. Vinhedos de 1970 de 650 a 700m com solo rico em caliza e viticultura orgânica. Aromas de frutas vermelhas maduras e tostados. Em boca é sedoso e com fruta novamente.
  • Volver Blanco: Chardonnay. Vinhedos de 600 a 700m com solos arenosos, argilosos com zonas calizas. Vinificado e envelhecido em barrica de carvalho francês e 6 meses sobre suas lías. Aroma intenso de pêssego, melão e frutas secas. Em boca é expressivo, seco e equilibrado.
  • Paso a Paso Verdejo: 100% Verdejo. Vinhedos de 1994 de 650 a 700m sob viticultura orgânica. Com aromas florais, fruta como pêssego e ervas (alecrim/tomilho). Fresco, equilibrado e frutado.

DO Alicante:

  • Tarima Hill Blanco: Chardonnay e Merseguera. Vinhedos com 600 a 750m. Fermentado em barrica de carvalho francês e envelhecido sobre suas lías. Frutas mais tropicais como manga, abacaxi, pêssego, mel e baunilha. Em boca saboroso, intenso e boa acidez.
  • Sofia Cañizares: corte de Merseguera, Macabeo e Moscatel. Vinhedos em “vaso” e solos calcáreos, de 1960-1970 a uma altitude de 600 a 750 m. Aromas de frutas frescas, flores brancas e ervas. Fresco e equilibrado.
  • Tarima Blanco: corte de Merseguera, Moscatel e Macabeo. Vinhedos plantados em “vaso” entre 1960-1970 altura de 600 a 750m em solos calcáreos. Frutas frescas, flores brancas, ervas e boa acidez.
  • Triga: corte de Monastrell e Cabernet Sauvignon. As uvas procedem de vinhedos velhos de 1925 e 1981 plantados em “vaso”. Aromas explosivos de frutas negras com notas de especiarias e óleos florais. Elegante com boa acidez, concentrado com notas de pimenta.

DO Jumilla:

  • Wrongo Dongo: monovarietal Monastrell de vinhedos de 650 a 700m de altitude. Elaborados com leveduras autóctonas e 6 meses de envelhecimento em barricas de carvalho. Corpo médio com aromas de frutas maduras e toques de chocolate.

Se você curte fazer enoturismo, recomendamos muito uma visita a Bodegas Volver na Espanha. Além da vinícola estar toda preparada para o enoturismo o pessoal é muito simpático, o que torna a visita bastante agradável e interessante. Segue o link da vinícola: www.bodegasvolver.com

E você pode também programar para após a visita, conhecer a gastronomia da região que é bem rica e deliciosa.

Em nosso canal no YouTube temos o vídeo com nossa visita (inclusive com a degustação dos principais vinhos da vinícola), dentre outros sobre o mundo dos vinho. Confere lá!!

Salud !!!🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!