Estilos dos vinhos tintos

Estilos dos vinhos tintos

Hoje vamos falar sobre os estilos diferentes dos vinhos tintos, mas antes queria te dizer que já fizemos um outro artigo no qual explicamos a respeito do que é ESTILO dos vinhos. Se você ainda não leu o artigo, vale a pena dar uma conferida, pois assim entenderá de uma maneira mais fluida sobre o assunto de hoje e dessa forma não ficará perdido(a).

Nosso objetivo aqui é que você conheça os diferentes estilos de vinhos tintos e saiba os motivos pelo qual você tem preferência por alguns e por outros nem tanto. 

Até para aqueles que bebem vinho dispensando o mínimo de atenção, é fácil perceber que existem muitas diferenças de aromas e sabores entre os vinhos tintos, até mesmo os vinhos feitos através da mesma variedade de uva. 

Isso porque os vinhos tem estilos diferentes. 

De uma maneira geral podemos encontrar vinhos:

  • Tintos leves e frescos: apresenta uma coloração menos intensa e mais clara. São vinhos frutados, de corpo leve (teor alcoólico mais baixo), com acidez refrescante, textura suave e taninos mais delicados.  
  • Tintos encorpados: são vinhos potentes, com coloração mais escura com aromas frutados. Tem muito corpo (pois tem um teor alcoólico mais elevado), textura mais concentrada, ricos em taninos e mais volumosos em boca. 
  • Tintos envelhecidos: pela ação do tempo desenvolve aromas e sabores mais complexos. Tem uma coloração mais alaranjada ou terrosa. Os aromas frutados nesses vinhos envelhecidos perdem a intensidade e na boca são redondos e macios. 
  • Tintos fortificados: são vinhos com aromas de frutas bem maduras, uvas passas e especiarias. Na boca são intensos, com alto teor alcoólico e apresentam certa doçura.  

Uma observação importante é que o estilo dos vinhos não determina sua qualidade pois essa é determinada por outros fatores.  

Um dos mitos relacionados ao mundo do vinhos é dizer que vinho tinto é para ser bebido só em dias frios ou que devem somente acompanhar pratos a base de carne vermelha. Agora você já sabe que não funciona assim. Pois podemos perfeitamente encontrar também vinhos tintos bem leves que ajudam a refrescar nos dias mais quentes e ficam uma delícia com pratos mais leves, como por exemplo alguns peixes. 

Se você deseja aprender mais, temos aulas de vinhos individuais on-line com práticas e conteúdo de qualidade. Nos envie uma mensagem que te explicamos como funciona. 👉🏾 WhatsApp

Bons vinhos 🍷🍷

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!