Variedade de uva: Albillo

Hoje vamos falar sobre essa variedade de uva branca (pouquíssimo conhecida pelo consumidor brasileiro) mas que vale muito a pena conhecer os vinhos produzidos a partir dela.
Vamos falar sobre as principais características e estilos dos vinhos.
A Albillo é uma cepa autóctone da Espanha, porém sua origem é pouco clara e que quase sempre esteve escondida entre outras cepas mais famosas como a Tempranillo.
A Albillo é cultivada em algumas zonas da Espanha como San Martín de Valdeiglesias (Madrid), Toledo, Cebreros (Ávila), Toro (Zamora) e Castilla y León.
É uma cepa resistente a seca e se adapta muito bem a solos arenosos.
Até meados do século XX, a Albillo era uma variedade que se consumia como uva de mesa e depois começou a ser utilizada em cortes na elaboração de vinhos tintos e rosés.
Atualmente, para nossa sorte, nós que somos apaixonados pela diversidade que os vinhos nos proporcionam, podemos disfrutar de vinhos varietais de Albillo que é uma uva com grande potencial.
Geralmente, os vinhos da Albillo são complexos, carnosos, amplos em boca, com aromas que lembram frutas como maçã, pêssego e notas de mel.
Encontramos dois grupos distintos: a Albillo Real e a Albillo Mayor.
A Albillo Real é uma cepa de porte rasteiro, que amadurece mais rápido. Já a Albillo Mayor tem porte mais vertical.
Os vinhos de Albillo Real tem aromas intensos, acidez e corpo médio e um leve amargor, enquanto os vinhos de Albillo Mayor são frutados, vegetais e também tem boa acidez.
Claro, existem várias possibilidades de elaboração de vinhos com a Albillo. Algumas vezes podem ter passagem por barrica de carvalho ou “tinajas” (depósitos) de barro, como outras várias possibilidades. Assim obtemos diversos estilos de vinhos, desde os mais frescos e minerais, até os vinhos com um pouco mais de untuosidade.
Para que você aprenda sempre mais sobre vinhos o importante é praticar bastante. Portanto nossa sugestão é que beba um vinho varietal de Albillo prestando atenção em todas as sensações organolépticas (aromas e sabores) que ele te desperta.
Bons vinhos 🍷🍷.
1 Comentário