Variedade de uva: Cabernet Franc

Hoje vamos falar um pouco sobre a Cabernet Franc, variedade de uva tinta que fica muitas vezes com um papel coadjuvante quando comparada com sua “parente” Cabernet Sauvignon.
Particularmente tenho um “carinho todo especial” por essa cepa por ter sido o tema do meu Projeto Final do Máster em Enologia, além de gostar muito do potencial da Cabernet Franc tanto pelo ponto de equilíbrio que ela aporta nos cortes e também pelo fato de que seus vinhos varietais (feitos a partir de uma só variedade de uva) serem bem interessantes.
Daremos um panorama geral sobre sua origem e algumas regiões onde ela é cultivada por esse mundão, além das características dos vinhos produzido a partir dela.
A origem da Cabernet Franc como de outras variedades de uvas é controversa. Alguns consideram que essa cepa tem sua origem nas costas do Mar Adriático, outros sustentam que sua origem é Bordeaux.
Através de análises de DNA demonstrou-se que a Cabernet Franc é a progenitora da Cabernet Sauvignon, porém menos intensa e mais frutada.
É uma cepa vigorosa, que se adapta bem a todos os tipos de solo, principalmente os argilo-calcário e arenosos desde que não sofra muito stress hídrico.
A Cabernet Franc é muito cultivada no:
- Vale do Loire (Chinon e Bourgueil)
- Bordeaux: em corte com Cabernet Sauvignon e Merlot
- norte da Itália
- Nova Zelândia
- Chile
- EUA
- etc.
Os vinhos feitos a partir da Cabernet Franc costumam ter:
- cor intensa
- aromas frutados e herbáceos: morango, framboesa, pimentão assado, pimenta
- boa acidez
- bastante tanino
- corpo médio
- boa capacidade para envelhecer
Agora é hora de praticar bebendo vinhos varietais feitos a partir da Cabernet Franc. Sugerimos que compare essa variedade com outras tintas e vai prestando atenção nas diferenças entre os aromas e sabores que você vai percebendo.
Bons vinhos 🍷🍷.
1 Comentário